© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Setor de serviços em Pernambuco registra alta de 4% em julho, o segundo maior aumento do Brasil

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13), pelo IBGE



Após três meses consecutivos de queda, o setor de serviços em Pernambuco registrou alta de 4% em julho, a segunda maior do País, superada apenas por Goiás (4,7%). O Brasil também registrou alta de 1,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



No acumulado do ano, o setor registrou aumento de 12,5%, posicionando o Estado em sexto lugar no ranking nacional. Na comparação entre julho de 2022 e o mesmo período do ano passado, Pernambuco teve avanço de 8,7% na área. 


Em comparação a julho de 2021, a atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram a maior alta (16,7%). Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,8%) ficaram na segunda posição, seguidos por outros serviços (4,5%), serviços prestados às famílias (4,3%). Apenas a categoria de serviços de informação e comunicação teve queda de 5,9%.


Já no acumulado de 2022, os serviços prestados às famílias (bares, hotéis, restaurantes, salões de beleza, academias) ficaram na primeira posição, com avanço de 21,4%. Já os serviços profissionais, administrativos e complementares ocupam o segundo lugar, ao subirem 19,6%.


Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,2%) e outros serviços (10,9%), que abrange a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos, completam a lista de segmentos em alta. Os serviços de comunicação e informação ficaram próximos à estabilidade, com queda de 0,1%.

 

No acumulado dos últimos 12 meses, os serviços prestados às famílias continuam na frente (32%) e, na sequência, estão os serviços profissionais, administrativos e complementares (17,7%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (14,1%), outros serviços (3,9%) e serviços de informação e comunicação (2,2%).


Pernambuco tem queda de 2,5% nas atividades turísticas em junho

 

O índice de volume de atividades turísticas, que também faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, teve alta de 2,5% em Pernambuco em julho de 2022, frente a junho deste ano. Com os números, o Estado ficou em oitavo lugar entre as 12 localidades pesquisadas, à frente do Rio de Janeiro (2%), Bahia (0,6%), Minas Gerais (-0,6%) e Rio Grande do Sul (-1,1%).


Quando se compara ao mesmo período do ano passado, Pernambuco teve alta de 7,4% nas atividades turísticas, mas o resultado foi o mais baixo do País.


No Brasil, o avanço foi de 26,5%. No acumulado do ano, o aumento para o Estado foi de 28,9%, também abaixo do nacional (41,9%). Por sua vez, no acumulado dos últimos 12 meses, Pernambuco teve alta de 37,9%, próximo à média nacional (38,5%).


Por Portal Folha de Pernambuco - Uber eats - Foto: Reprodução/ Internet


Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com