© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

2º Bora Acampar Surubim acontece 19 e 20 de setembro de 2026

Realizada pela Pioneiros Motorhome Surubim-PE, a primeira edição como 1º Encontro de Motorhome de Surubim no ano passado, agora para 2026 trata-se do 2º Bora Acampar Surubim, as datas estão confirmadas para 19 e 20 de setembro, mesmo final de semana que acontece a tradicional vaquejada. 


O evento teve como objetivo promover a integração entre famílias, amigos e viajantes que compartilham o gosto pelo campismo e pelo turismo sobre rodas. Além da exposição dos veículos, o encontro proporcionou momentos de lazer, convivência e troca de experiências entre os participantes.


O Bora Acampar Surubim vai acontecer no mesmo local do ano passado, no sítio Lério de Cima, e terá vagas limitadas, serão apenas 40 Motorhomes, a programação contará com feijoada 0800, gincanas e sorteio de brindes. Infomações e inscrições podem ser feitas através do fone (81) 9 8161-2657, ou pelo perfil: Instagram.com/hellen_vitoria2512/


Através de vídeo postado, Ilário Pio, um dos organizadores, destaca as novidades para 2026 e reforça sobre as inscrições serem realizadas o mais breve possível, confira: 





Casinhas e Surubim | Passagem molhada do Alto Santa Luzia precisa urgentemente de reparos

Três meses após publicarmos a última nota, referente a passagem molhada que liga a comunidade do Alto Santa Luzia (Surubim) ao Diogo (Casinhas), nenhum serviço de manutenção ou reparos foi realizado. Tal manutenção vai garantir a permanência do direito de ir e vir dos moradores e do escoamento da produção de peças de moda, serralherias e agrícola.


É importante destacar que as Câmaras de Vereadores de ambos os municípios de Surubim e Casinhas já pautaram os requerimentos para construção de uma ponte, ambos foram aprovados, porém, sem previsão de execução. Fica o apelo para realização da manutenção emergencial, no mínimo. Confira imagens registradas nesta quarta-feira (24).










Da Redação - Negócios & Informes








INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai ampliar a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).


A regra, publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União, servirá para confirmar a concessão do benefício.


A diretriz determina a exigência do cadastro biométrico para os requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais realizados a partir de 21 de novembro de 2025.


Agora, quem for realizar o pedido do benefício deverá comprovar a existência de registro biométrico em uma das seguintes bases oficiais do governo:

  • Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Título Eleitoral; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • O objetivo é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida. Vale lembrar que a exigência já era aplicada desde 1º de setembro de 2024 nos requerimentos de BPC-Loas.

Pela portaria ficam dispensados da apresentação do registro biométrico:

  • Pessoas com idade superior a 80 anos, bastando a confirmação no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou apresentação de documento de identificação válido com foto;
  • Migrantes, refugiados ou apátridas, com protocolo de solicitação de refúgio, protocolo de solicitação de reconhecimento de apátrida ou com Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);
  • Residentes no exterior, que apresentem declaração consular, declaração de residência, com Apostila de Haia ou acordo internacional de previdência; ou requerimento de benefício feito por meio organismo de ligação previsto em acordo internacional de previdência;
  • Pessoas com impossibilidade de deslocamento por período superior a 30 trinta dias em razão de motivo de saúde ou deficiência, mediante apresentação de atestado médico emitido nos últimos 30 dias de sua apresentação, que declare expressamente a impossibilidade de deslocamento e o respectivo prazo;
  • Pessoas que residem em localidade de difícil acesso, mediante apresentação de atestado de residência firmado por autoridade policial ou judicial, notificação do Imposto de Renda (IR) do último exercício ou recibo da declaração de IR referente ao exercício em curso, contrato de locação em que figure como locatário o requerente, cônjuge ou companheiro(a), filhos ou representante legal; conta de luz, água, gás ou telefone, em nome do requerente, cônjuge ou companheiro(a), filhos ou representante legal, emitidos há menos de 30 (trinta) dias do pedido do benefício; ou declaração de residência em local de difícil acesso registrada no CadÚnico.


Além disso, a portaria diz ainda que são isentos da obrigatoriedade do registro biométrico requerentes dos benefícios de salário-maternidade; benefício por incapacidade; ou pensão por morte.

Por Agência Brasil



Cães matam gata no Centro de Surubim; pit bull é flagrado solto pelas ruas; veja vídeo

Câmeras de segurança flagraram o
 ataque dos cães (Foto: Reprodução/ WhatsApp)
Albérico Cassiano

Moradores e comerciantes do Centro de Surubim estão preocupados com a circulação de dois cachorros da raça Pit Bull, andando soltos pelas ruas. Na noite do sábado (13), câmeras de segurança registraram um ataque de um desses animais a uma gata em frente a uma loja, na avenida Paulo Afonso.


Nas imagens do vídeo, é possível ver uma gata preta e branca, em frente a um ponto comercial, que está fechado. Uma comerciante deixa alimento na calçada e se retira. Em seguida, o pit bull branco e marrom claro surge, ataca e mata a gata, que também foi cercada por dois vira latas. (Clique aqui para assistir)


Na avenida, vivem alguns cachorros e gatos abandonados pela população, mas que recebem cuidados dos empreendedores, a exemplo de alimentação, cuidados veterinários voluntários e castração. Era o caso da gata Jandira, como era chamada. De acordo com os comerciantes, após o incidente, o pit bull já foi visto algumas vezes, circulando pela avenida e proximidades, inclusive na rua da Escola Lourenço Ramos. 


Outro vídeo, gravado esta semana, por volta das 6h30 da manhã, mostra um cachorro pit bull marrom andando solto no cruzamento das ruas José Bruno Cabral e Eraldo Gueiros Leite, conhecida popularmente como a “ladeira da cocheira do Salgado”. (Veja o vídeo).


Os moradores e comerciantes fazem um apelo aos tutores de pit bulls, bem como ao poder público, que busquem medidas para que os cães não saiam sozinhos nas ruas, evitando assim novos ataques a outros animais, e, sobretudo, impedir que aconteça uma tragédia maior que resulte em alguma pessoa ferida.


Do Correio do Agreste





terça-feira, 23 de junho de 2026

Pernambuco abre seleção para 500 bolsas de R$ 500 do ProUni-PE

Programa oferece auxílio mensal de R$ 500 para estudantes de graduação; inscrições seguem até 7 de julho



As inscrições para a nova seleção do Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE) começam nesta terça-feira (16) e seguem até o dia 7 de julho. Ao todo, serão ofertadas 500 bolsas mensais de R$ 500 para estudantes matriculados em instituições de ensino superior participantes do programa.


Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), 350 bolsas serão destinadas a estudantes de cursos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). As outras 150 vagas serão voltadas para alunos dos demais cursos de graduação.


Podem participar estudantes matriculados entre o primeiro e o penúltimo período da graduação, que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2009 e 2025 e atendam aos critérios de renda previstos no edital.


O processo seletivo será realizado com base na média das notas obtidas no Enem. O resultado preliminar da primeira etapa está previsto para o dia 10 de julho. Já a classificação final deve ser divulgada em 14 de agosto.


Do total de bolsas oferecidas, 20% serão reservadas para públicos prioritários definidos em lei. Entre eles estão professores da educação básica em exercício da docência, pessoas com deficiência, mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica, trabalhadores rurais em regime de economia familiar e integrantes de povos indígenas e comunidades quilombolas.


Atualmente, o programa atende estudantes matriculados em 23 instituições de ensino superior distribuídas em diferentes regiões do estado.

Serviço

PROUNI-PE - Seleção 2026.2
Inscrições: de 16 de junho a 7 de julho
Bolsas ofertadas: 500
Valor da bolsa: R$ 500 mensais
Resultado preliminar: 10 de julho
Resultado: 14 de agosto
Inscrições: prouni.secti.pe.gov.br


Do Diario de Pernambuco





segunda-feira, 22 de junho de 2026

Nordeste sofreu mais de 330 mil tentativas de fraudes no 1º trimestre, segundo Serasa

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

De acordo com dados do Mapa da Fraude da Serasa Experience, o Nordeste sofreu 333.139 tentativas de fraudes evitadas no 1º trimestre deste ano. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (18), revela que, caso as ações não fossem bloqueadas, empresas e consumidores teriam um prejuízo aproximado de R$ 437 milhões.


No recorte por setor na região, a categoria “Meios de Pagamento” liderou a participação, com 47,6% das tentativas. Em seguida, aparecem “Bancos e Cartões” (19,9%) e “Telefonia” (11,7%).


De acordo com a Serasa, a alta nas tentativas de golpes no setor financeiro e de crédito indica que operações como movimentação financeira, abertura de contas, autenticação e validação de identidade continuam entre os principais pontos de atenção.


Perspectiva nacional

No apanhado de todo o Brasil, as fraudes de identidade digital cresceram 36,6% no 1º trimestre do ano. Nesse período, o número de tentativas foi de 1.495.696. O recorte considera fraudes em etapas de entrada e acesso a serviços digitais, como criação de conta, login, validação cadastral, autenticação de identidade, biometria e análise documental.


“São momentos em que o fraudador tenta usar dados de terceiros, documentos manipulados ou inconsistências cadastrais para acessar indevidamente plataformas digitais”, explica o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.


De acordo com o Mapa, caso as tentativas não fossem evitadas, o prejuízo estimado por fraudes de identidade poderia chegar a quase R$2 bilhões no período.


Entre as regiões, o Sudeste lidera com 38,5% das tentativas de fraude. Apenas em São Paulo, mais de 230 mil ocorrências foram registradas, o equivalente a 15,8% do total nacional.


Entre as principais tendências, a Serasa aponta o uso indevido de IA, com fraudes como serviço e identidades sintéticas. De acordo com o levantamento, os conteúdos criados por meio de Inteligência artificial facilitam a aplicação de golpes.


No e-commerce, quase uma a cada 100 transações foi considerada tentativa de fraude no primeiro trimestre de 2026; foram registradas 368 mil ocorrências, o equivalente a uma tentativa a cada 21 segundos. As operações somaram R$ 337,9 milhões em valores preservados com ações antifraude.


Em relação às categorias, “Beleza” liderou as tentativas de fraude, com 33,7 mil ocorrências, seguida por “Calçados” (29,4 mil), e “Saúde” (18,9 mil). Já “Celulares” aparece no topo entre as categorias de maior risco com 3,11%. Ou seja, uma tentativa de fraude a cada 32 pedidos legítimos.


Orientações

A Serasa também orienta os consumidores e empresas com algumas orientações para evitarem cair em golpes. Confira:

•Proteja documentos, celular e cartões com senhas fortes e autenticação em dois fatores;

•Não envie fotos de documentos, selfies ou códigos de validação por links, aplicativos de mensagem ou canais não oficiais;

•Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado e acesse bancos, lojas e serviços sempre pelos canais oficiais;

•Antes de transferir dinheiro ou informar dados, confirme por ligação ou pessoalmente se o pedido é legítimo;

•Monitore o CPF com frequência para identificar movimentações desconhecidas.

Dicas para empresas

•Adotar uma estratégia de prevenção à fraude em camadas, protegendo não apenas a transação final, mas também etapas de cadastro, login, autenticação e validação de identidade;

•Combinar tecnologias como validação cadastral, biometria facial, prova de vida, análise documental, inteligência de dispositivos e comportamento do usuário;

• Monitorar tentativas suspeitas em tempo real para bloquear fraudes antes que avancem na jornada digital e gerem prejuízos;

•Atualizar constantemente os modelos de risco e as regras antifraude, considerando mudanças no comportamento dos fraudadores, dos consumidores e de cada setor;

•Reduzir fricções desnecessárias para usuários legítimos, equilibrando segurança e boa experiência digital;

•Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca de confiança, eficiência operacional e proteção de receita.


Do Diario de Pernambuco





24 de junho não é feriado em Surubim, comércio pode funcionar normalmente e CDL incentiva consumo local

Anualmente diversos surubinenses questionam sobre o dia de São João, 24 de junho, se é feriado ou não. Em Surubim, de acordo com a lei municipal N.° 499/2014, que dispõe dos feriados, 24 de junho não consta na lista, portanto, não é feriado na capital da vaquejada. 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Surubim) emitiu nota sobre o dia de São João, confira:


"24 de junho, Dia de São João, não é feriado em Surubim; comércio pode abrir normalmente


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Surubim) informa a todos os associados e comunidade em geral que, 24 de junho não é feriado municipal, o comércio pode abrir normalmente. 

A CDL Surubim incentiva aos consumidores que comprem no comércio local.


Cada pequena compra ajuda a manter negócios abertos, a criar novas oportunidades e a fortalecer quem trabalha todos os dias para atender bem. É sobre manter o ciclo econômico vivo, próximo e humano. Quando a comunidade apoia o seu próprio comércio, todo mundo cresce junto."


Clique e confira o calendário de feriados 2026 para Surubim: www.negocioseinformes.com/2026/01/confira-o-calendario-de-feriados-2026.html









Em Surubim, morre Dona França Amorim, mãe do vereador Júnior Amorim e Carlinhos da SDS

Conhecida e querida na cidade, Dona França faleceu nesta segunda-feira (22); sepultamento ocorre às 17h no Cemitério São José



A cidade de Surubim amanheceu de luto nesta segunda-feira (22 de junho) com a notícia do falecimento de Maria José de França Amorim, carinhosamente conhecida como Dona França Amorim. Ela faleceu durante a madrugada no Hospital São Luiz, após sofrer um novo problema cardíaco.


De acordo com familiares, Dona França havia enfrentado um infarto há cerca de um ano e conseguiu se recuperar após receber atendimento médico. Na madrugada desta segunda-feira, voltou a passar mal em sua residência e foi socorrida para o Hospital São Luiz, mas não resistiu.


Esposa de Moacir Amorim, Dona França era uma figura bastante conhecida e respeitada em Surubim. Ela deixa filhos, netos, demais familiares e amigos. Entre os filhos estão o vereador Júnior Amorim e Carlinhos da SDS, que vêm recebendo inúmeras manifestações de solidariedade desde as primeiras horas do dia.


Reconhecida pelo carinho dedicado à família, pela amizade e pela simplicidade no convívio com as pessoas, Dona França construiu uma trajetória marcada pelo respeito e pela admiração da comunidade surubinense. Sua partida gerou comoção entre familiares, amigos e moradores do município.


O velório acontece no PAFF de Zé Bezerra, no Centro de Surubim, a partir das 10h desta segunda-feira, onde familiares, amigos e autoridades prestam as últimas homenagens. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério São José, em Surubim.


O Portal da Cidade Surubim lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Dona França Amorim e se solidariza com seus familiares e amigos neste momento de dor e despedida. 


Fonte: Portal da Cidade Surubim

sábado, 20 de junho de 2026

Atividade do Sebrae Pernambuco reúne centenas de estudantes em escolas de Surubim

Palestra de Rhayann Vasconcelos nas escolas Severino Farias e Ana Faustina abordou liderança, protagonismo, projeto de vida e planejamento para o futuro


Centenas de estudantes participaram, nesta quarta-feira (17), da palestra “Você conquistando o futuro: com liderança e protagonismo”, ministrada por Rhayann Vasconcelos em escolas da rede estadual de Surubim. A atividade foi realizada na EREM Severino Farias e na EREM Ana Faustina e integra um circuito promovido pelo Sebrae Pernambuco.


A iniciativa tem percorrido diferentes regiões do estado com o objetivo de estimular reflexões entre os jovens sobre liderança, protagonismo, tomada de decisões e construção de projetos de vida. Durante os encontros, os estudantes foram convidados a analisar seus desafios, identificar oportunidades e refletir sobre os caminhos para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.


Segundo Rhayann Vasconcelos, a proposta da palestra é incentivar os participantes a reconhecerem seu potencial e compreenderem o papel que desempenham na construção do próprio futuro. O palestrante destacou a importância do protagonismo juvenil como ferramenta para transformar sonhos em metas concretas.


Com uma linguagem voltada à realidade dos estudantes, a palestra apresentou estratégias e ferramentas para o desenvolvimento de competências pessoais e de liderança. A programação buscou fortalecer a confiança dos jovens e estimular a adoção de atitudes que contribuam para seu crescimento acadêmico, profissional e social.


Do Portal da Cidade Surubim





sexta-feira, 19 de junho de 2026

Campinas Polpas, de Bom Jardim, recebe Selo Empresa Verde Pernambuco 2026

A empresa Irmãos M. T. Barbosa Indústria e Comércio de Frutas e Conservas LTDA, nome fantasia Campinas Polpas, com sede em Bom Jardim, no Agreste Setenrional, está entre as empresas reconhecidas com o Selo Empresa Verde Pernambuco 2026, certificação concedida pelo Governo de Pernambuco a organizações que se destacam pela adoção de práticas sustentáveis, responsabilidade social, governança corporativa e gestão ambiental.


A entrega oficial do Selo Empresa Verde Pernambuco 2025 foi realizada no dia 10 de junho, durante a programação da Semana do Meio Ambiente, em cerimônia promovida pelo governo estadual. 

Através de nota, a Campinas Polpas enalteceu as práticas sustentáveis adotadas no cotidiano da indústria. Confira:


"Receber o Selo Verde é o reconhecimento de um compromisso que vai muito além da conformidade: é a confirmação de que produzir com responsabilidade ambiental é um valor presente em cada etapa da nossa jornada.


Na Fazenda Campinas, acreditamos que sustentabilidade se constrói diariamente, com respeito ao meio ambiente, cuidado com as pessoas e compromisso com as futuras gerações. Esta conquista é resultado do empenho de toda a equipe e nos motiva a seguir cultivando práticas cada vez mais responsáveis."








Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com