© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Pernambuco abre seleção para 500 bolsas de R$ 500 do ProUni-PE

Programa oferece auxílio mensal de R$ 500 para estudantes de graduação; inscrições seguem até 7 de julho



As inscrições para a nova seleção do Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE) começam nesta terça-feira (16) e seguem até o dia 7 de julho. Ao todo, serão ofertadas 500 bolsas mensais de R$ 500 para estudantes matriculados em instituições de ensino superior participantes do programa.


Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), 350 bolsas serão destinadas a estudantes de cursos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). As outras 150 vagas serão voltadas para alunos dos demais cursos de graduação.


Podem participar estudantes matriculados entre o primeiro e o penúltimo período da graduação, que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2009 e 2025 e atendam aos critérios de renda previstos no edital.


O processo seletivo será realizado com base na média das notas obtidas no Enem. O resultado preliminar da primeira etapa está previsto para o dia 10 de julho. Já a classificação final deve ser divulgada em 14 de agosto.


Do total de bolsas oferecidas, 20% serão reservadas para públicos prioritários definidos em lei. Entre eles estão professores da educação básica em exercício da docência, pessoas com deficiência, mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica, trabalhadores rurais em regime de economia familiar e integrantes de povos indígenas e comunidades quilombolas.


Atualmente, o programa atende estudantes matriculados em 23 instituições de ensino superior distribuídas em diferentes regiões do estado.

Serviço

PROUNI-PE - Seleção 2026.2
Inscrições: de 16 de junho a 7 de julho
Bolsas ofertadas: 500
Valor da bolsa: R$ 500 mensais
Resultado preliminar: 10 de julho
Resultado: 14 de agosto
Inscrições: prouni.secti.pe.gov.br


Do Diario de Pernambuco





segunda-feira, 22 de junho de 2026

Nordeste sofreu mais de 330 mil tentativas de fraudes no 1º trimestre, segundo Serasa

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

De acordo com dados do Mapa da Fraude da Serasa Experience, o Nordeste sofreu 333.139 tentativas de fraudes evitadas no 1º trimestre deste ano. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (18), revela que, caso as ações não fossem bloqueadas, empresas e consumidores teriam um prejuízo aproximado de R$ 437 milhões.


No recorte por setor na região, a categoria “Meios de Pagamento” liderou a participação, com 47,6% das tentativas. Em seguida, aparecem “Bancos e Cartões” (19,9%) e “Telefonia” (11,7%).


De acordo com a Serasa, a alta nas tentativas de golpes no setor financeiro e de crédito indica que operações como movimentação financeira, abertura de contas, autenticação e validação de identidade continuam entre os principais pontos de atenção.


Perspectiva nacional

No apanhado de todo o Brasil, as fraudes de identidade digital cresceram 36,6% no 1º trimestre do ano. Nesse período, o número de tentativas foi de 1.495.696. O recorte considera fraudes em etapas de entrada e acesso a serviços digitais, como criação de conta, login, validação cadastral, autenticação de identidade, biometria e análise documental.


“São momentos em que o fraudador tenta usar dados de terceiros, documentos manipulados ou inconsistências cadastrais para acessar indevidamente plataformas digitais”, explica o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.


De acordo com o Mapa, caso as tentativas não fossem evitadas, o prejuízo estimado por fraudes de identidade poderia chegar a quase R$2 bilhões no período.


Entre as regiões, o Sudeste lidera com 38,5% das tentativas de fraude. Apenas em São Paulo, mais de 230 mil ocorrências foram registradas, o equivalente a 15,8% do total nacional.


Entre as principais tendências, a Serasa aponta o uso indevido de IA, com fraudes como serviço e identidades sintéticas. De acordo com o levantamento, os conteúdos criados por meio de Inteligência artificial facilitam a aplicação de golpes.


No e-commerce, quase uma a cada 100 transações foi considerada tentativa de fraude no primeiro trimestre de 2026; foram registradas 368 mil ocorrências, o equivalente a uma tentativa a cada 21 segundos. As operações somaram R$ 337,9 milhões em valores preservados com ações antifraude.


Em relação às categorias, “Beleza” liderou as tentativas de fraude, com 33,7 mil ocorrências, seguida por “Calçados” (29,4 mil), e “Saúde” (18,9 mil). Já “Celulares” aparece no topo entre as categorias de maior risco com 3,11%. Ou seja, uma tentativa de fraude a cada 32 pedidos legítimos.


Orientações

A Serasa também orienta os consumidores e empresas com algumas orientações para evitarem cair em golpes. Confira:

•Proteja documentos, celular e cartões com senhas fortes e autenticação em dois fatores;

•Não envie fotos de documentos, selfies ou códigos de validação por links, aplicativos de mensagem ou canais não oficiais;

•Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado e acesse bancos, lojas e serviços sempre pelos canais oficiais;

•Antes de transferir dinheiro ou informar dados, confirme por ligação ou pessoalmente se o pedido é legítimo;

•Monitore o CPF com frequência para identificar movimentações desconhecidas.

Dicas para empresas

•Adotar uma estratégia de prevenção à fraude em camadas, protegendo não apenas a transação final, mas também etapas de cadastro, login, autenticação e validação de identidade;

•Combinar tecnologias como validação cadastral, biometria facial, prova de vida, análise documental, inteligência de dispositivos e comportamento do usuário;

• Monitorar tentativas suspeitas em tempo real para bloquear fraudes antes que avancem na jornada digital e gerem prejuízos;

•Atualizar constantemente os modelos de risco e as regras antifraude, considerando mudanças no comportamento dos fraudadores, dos consumidores e de cada setor;

•Reduzir fricções desnecessárias para usuários legítimos, equilibrando segurança e boa experiência digital;

•Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca de confiança, eficiência operacional e proteção de receita.


Do Diario de Pernambuco





24 de junho não é feriado em Surubim, comércio pode funcionar normalmente e CDL incentiva consumo local

Anualmente diversos surubinenses questionam sobre o dia de São João, 24 de junho, se é feriado ou não. Em Surubim, de acordo com a lei municipal N.° 499/2014, que dispõe dos feriados, 24 de junho não consta na lista, portanto, não é feriado na capital da vaquejada. 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Surubim) emitiu nota sobre o dia de São João, confira:


"24 de junho, Dia de São João, não é feriado em Surubim; comércio pode abrir normalmente


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Surubim) informa a todos os associados e comunidade em geral que, 24 de junho não é feriado municipal, o comércio pode abrir normalmente. 

A CDL Surubim incentiva aos consumidores que comprem no comércio local.


Cada pequena compra ajuda a manter negócios abertos, a criar novas oportunidades e a fortalecer quem trabalha todos os dias para atender bem. É sobre manter o ciclo econômico vivo, próximo e humano. Quando a comunidade apoia o seu próprio comércio, todo mundo cresce junto."


Clique e confira o calendário de feriados 2026 para Surubim: www.negocioseinformes.com/2026/01/confira-o-calendario-de-feriados-2026.html









Em Surubim, morre Dona França Amorim, mãe do vereador Júnior Amorim e Carlinhos da SDS

Conhecida e querida na cidade, Dona França faleceu nesta segunda-feira (22); sepultamento ocorre às 17h no Cemitério São José



A cidade de Surubim amanheceu de luto nesta segunda-feira (22 de junho) com a notícia do falecimento de Maria José de França Amorim, carinhosamente conhecida como Dona França Amorim. Ela faleceu durante a madrugada no Hospital São Luiz, após sofrer um novo problema cardíaco.


De acordo com familiares, Dona França havia enfrentado um infarto há cerca de um ano e conseguiu se recuperar após receber atendimento médico. Na madrugada desta segunda-feira, voltou a passar mal em sua residência e foi socorrida para o Hospital São Luiz, mas não resistiu.


Esposa de Moacir Amorim, Dona França era uma figura bastante conhecida e respeitada em Surubim. Ela deixa filhos, netos, demais familiares e amigos. Entre os filhos estão o vereador Júnior Amorim e Carlinhos da SDS, que vêm recebendo inúmeras manifestações de solidariedade desde as primeiras horas do dia.


Reconhecida pelo carinho dedicado à família, pela amizade e pela simplicidade no convívio com as pessoas, Dona França construiu uma trajetória marcada pelo respeito e pela admiração da comunidade surubinense. Sua partida gerou comoção entre familiares, amigos e moradores do município.


O velório acontece no PAFF de Zé Bezerra, no Centro de Surubim, a partir das 10h desta segunda-feira, onde familiares, amigos e autoridades prestam as últimas homenagens. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério São José, em Surubim.


O Portal da Cidade Surubim lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Dona França Amorim e se solidariza com seus familiares e amigos neste momento de dor e despedida. 


Fonte: Portal da Cidade Surubim

sábado, 20 de junho de 2026

Atividade do Sebrae Pernambuco reúne centenas de estudantes em escolas de Surubim

Palestra de Rhayann Vasconcelos nas escolas Severino Farias e Ana Faustina abordou liderança, protagonismo, projeto de vida e planejamento para o futuro


Centenas de estudantes participaram, nesta quarta-feira (17), da palestra “Você conquistando o futuro: com liderança e protagonismo”, ministrada por Rhayann Vasconcelos em escolas da rede estadual de Surubim. A atividade foi realizada na EREM Severino Farias e na EREM Ana Faustina e integra um circuito promovido pelo Sebrae Pernambuco.


A iniciativa tem percorrido diferentes regiões do estado com o objetivo de estimular reflexões entre os jovens sobre liderança, protagonismo, tomada de decisões e construção de projetos de vida. Durante os encontros, os estudantes foram convidados a analisar seus desafios, identificar oportunidades e refletir sobre os caminhos para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.


Segundo Rhayann Vasconcelos, a proposta da palestra é incentivar os participantes a reconhecerem seu potencial e compreenderem o papel que desempenham na construção do próprio futuro. O palestrante destacou a importância do protagonismo juvenil como ferramenta para transformar sonhos em metas concretas.


Com uma linguagem voltada à realidade dos estudantes, a palestra apresentou estratégias e ferramentas para o desenvolvimento de competências pessoais e de liderança. A programação buscou fortalecer a confiança dos jovens e estimular a adoção de atitudes que contribuam para seu crescimento acadêmico, profissional e social.


Do Portal da Cidade Surubim





sexta-feira, 19 de junho de 2026

Campinas Polpas, de Bom Jardim, recebe Selo Empresa Verde Pernambuco 2026

A empresa Irmãos M. T. Barbosa Indústria e Comércio de Frutas e Conservas LTDA, nome fantasia Campinas Polpas, com sede em Bom Jardim, no Agreste Setenrional, está entre as empresas reconhecidas com o Selo Empresa Verde Pernambuco 2026, certificação concedida pelo Governo de Pernambuco a organizações que se destacam pela adoção de práticas sustentáveis, responsabilidade social, governança corporativa e gestão ambiental.


A entrega oficial do Selo Empresa Verde Pernambuco 2025 foi realizada no dia 10 de junho, durante a programação da Semana do Meio Ambiente, em cerimônia promovida pelo governo estadual. 

Através de nota, a Campinas Polpas enalteceu as práticas sustentáveis adotadas no cotidiano da indústria. Confira:


"Receber o Selo Verde é o reconhecimento de um compromisso que vai muito além da conformidade: é a confirmação de que produzir com responsabilidade ambiental é um valor presente em cada etapa da nossa jornada.


Na Fazenda Campinas, acreditamos que sustentabilidade se constrói diariamente, com respeito ao meio ambiente, cuidado com as pessoas e compromisso com as futuras gerações. Esta conquista é resultado do empenho de toda a equipe e nos motiva a seguir cultivando práticas cada vez mais responsáveis."








Forró Pé de Sesc anima forrozeiros, em Surubim; Marcílio Azevedo é a atração principal

foto: Maker Mídia

Arrasta-pé com o cantor Marcílio Azevedo é neste domingo (21/06), a partir das 18h, no ginásio poliesportivo do Sesc Ler. Ingressos na Central de Relacionamento da unidade 


 

Às vésperas do São João, principal data festiva do mês, no Nordeste, o Sesc Ler Surubim antecipa o arrasta-pé e realiza, neste domingo (21/06), o Forró Pé de Sesc. A unidade apresenta o cantor Marcílio Azevedo, às 18h, no ginásio poliesportivo. Ingressos à venda na Central de Relacionamento, com desconto especial para trabalhadores do comércio e dependentes, que estão em dia com a Credencial Sesc.

 

Natural de Casinhas, município do Agreste pernambucano, Marcílio Azevedo é nome de destaque na cultura da região. Presença constante nas atividades do Sesc Ler Surubim, o cantor que é ex-vocalista da Banda Aquarius leva aos palcos, neste período do ano, canções regionais e de nomes consagrados como Luiz Gonzaga, Santanna, Flávio José entre outros. Os ingressos custam R$ 15. Comerciários e dependentes têm desconto e pagam R$ 8.

 

Em um certo momento do show de Marcílio Azevedo, será aberto um espaço para o projeto São João Folguedos e Tradições, em que os alunos da Escola Sesc se vestem com trajes típicos e apresentam números de danças tradicionais, principalmente as quadrilhas juninas.

 

“A união de cultura e lazer faz do nosso arraial junino um momento de celebração das tradições nordestinas, além de promover a interação social entre as pessoas que participam da festa”, destaca Nelma Farias, gerente do Sesc Ler Surubim.


 

Serviço: Forró Pé de Sesc, com Marcílio Azevedo

Realização: Sesc Ler Surubim

Data: domingo, 21 de junho

Horário: a partir das 18h

Local: Ginásio poliesportivo do Sesc Ler Surubim (Rua Frei Ibiapina, s/n, São José)

Ingressos: R$ 8 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 15 (público geral)

Informações: (81) 99805-0067 (Whatsapp)


Da ASCOM









Acorde & Melodia - Escola de Música celebra 2 anos de atuação em Surubim

No mês de agosto do corrente ano, a Acorde & Melodia - Escola de Música celebra 2 anos de atuação no ramo da educação musical, em Surubim. 

Para celebrar em grande estilo, quem ganha o presente é você que sempre quis aprender a tocar um instrumento ou cantar, com a abertura de novos cursos e condições especiais.

Atualmente, a Escola oferece: Violão (iniciante, intermediário e avançado), Guitarra (iniciante, intermediário e avançado) e Cursos Exclusivos para Iniciantes no Universo da Música: Teclado, Ukulêlê, Baixo Elétrico e Canto (Voz).



Com quase 10 anos de experiência no universo musical, o empreendedor, músico e Instrutor Henrique Carmo, acredita que todos podem aprender de forma descomplicada e criativa - no seu tempo, com seu estilo, do seu jeito. "Trago um método exclusivo, com diferenciais das escolas tradicionais. Com acompanhamento personalizado, método organizado e aulas pensadas para quem quer aprender de verdade, mesmo começando do zero.”


Nestes meses de junho-julho, aquecendo os festejos, a Acorde & Melodia promove o “Play nas Férias”, um projeto intensivo de formação musical para alunos que querem aprender rápido, com acompanhamento personalizado e garantia de aprendizado.



Conheça a estrutura e propostas da Acorde & Melodia, agende sua aula experimental.


Instagram: @acorde.melodia   
 WhatsApp: (81) 9 9663-9360
                         











Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com