© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Taquaritinga do Norte: Festival Café Cultural 2026 com Roupa Nova, Maneva, Edson Gomes e outras atrações

A cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, divulgou na última segunda-feira (23) a programação oficial da 7ª edição do Festival Café Cultural. O evento acontece de 30 de julho a 2 de agosto de 2026 e deve receber turistas de todo o Nordeste e de outras regiões do Brasil.


Com quatro dias de programação, o festival ocupa a área central da cidade e reúne shows nacionais, economia criativa, valorização dos produtores de café e identidade regional. A expectativa da organização é movimentar a rede hoteleira, o comércio e a geração de renda local.


Confira a programação completa do Festival Café Cultural 2026:


Quinta-feira – 30/07

Tarcísio do Acordeon

Luan Estilizado

Túlio Duarte; 

Sexta-feira – 31/07

Edson Gomes

Maneva

Noara Marques

Sábado – 01/08

Roupa Nova

Joyce Alane

Orquestra Requinte

Domingo – 02/08

Kiko Chicabana

Grupo Nuwe

Pagode do Roma


O Festival Café Cultural amplia a experiência do público com ações que destacam a cultura local. A programação inclui Rua do Café, Feira de Artesanato, palestras e oficinas, gastronomia regional e exposições culturais. As atividades têm como objetivo fortalecer o turismo e estimular a cadeia produtiva do município.


Para a gestão municipal, o evento consolida a vocação turística de Taquaritinga. “Este é um evento que traduz o que Taquaritinga tem de melhor: cultura forte, povo acolhedor e potencial turístico. O Festival gera emprego, renda e projeta nossa cidade para todo o Brasil”, afirma o prefeito de Taquaritinga, Gena Lins.


A realização é da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURDE), Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAP), Fundação Taquaritinguense de Artes e Turismo (FUNTART) e Departamento Especial de Imprensa e Marketing. O Festival conta com apoio do Sebrae, Banco do Nordeste, Fundarpe, Empetur, Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.








Sesc Ler Surubim realiza encontro literário com o escritor e jornalista Cícero Belmar

foto: Cícero Belmar/Divulgação
Ação virtual do Laboratório de Autoria Literária José Nivaldo será nesta sexta-feira (26/06), às 19h, via Google Meet  



O Sesc Ler Surubim vai apresentar, nesta sexta-feira (26/06), às 19h, o mais recente livro de crônicas do escritor e jornalista pernambucano Cícero Belmar. “Ainda há uma Brisa” será o principal tema de um encontro virtual do Laboratório de Autoria Literária José Nivaldo, que será realizado via Google Meet. Para participar, não há necessidade de inscrição.

 

Na sua apresentação, Cícero Belmar vai trazer informações sobre “O Olhar Cotidiano: das Crônicas, a História”. É dessa temática que partem seus escritos, como os das 25 crônicas contidas no livro que ele vai apresentar nesta ação. São textos reeditados dos muitos publicados na revista eletrônica “Rubem”. As crônicas selecionadas remetem às suas origens sertanejas e falam do Interior de Pernambuco, especialmente de Bodocó, sua cidade natal.

 

O livro “Ainda há uma Brisa” foi lançado em novembro de 2025 pela Editora Bagaço. Contista, romancista, autor de teatro e de livros infantis, Cícero Belmar iniciou uma jornada pelas crônicas em 2018, quando passou a colaborar quinzenalmente com a revista eletrônica Rubem, editada no Paraná. O link para assistir à apresentação é o https://meet.google.com/bhi-zxuj-wbd.

 

“Ouvir as histórias deste importante escritor de nosso estado será uma experiência muito interessante para as pessoas que admiram o gênero literário Crônica, além de ser um momento muito importante para os integrantes do nosso Laboratório de Autoria Literária José Nivaldo”, destaca Lucenilda do Espírito Santo, professora de Artes do Sesc Ler Surubim.


 

Serviço: Encontro Literário Virtual com o escritor Cícero Belmar

Realização: Sesc Ler Surubim, por meio do Laboratório de Autoria Literária José Nivaldo

Data: sexta-feira, 26 de junho

Horário: 19h

Link de participação: https://meet.google.com/bhi-zxuj-wbd

Informações: (81) 99805-0067 (Whatsapp).


Da ASCOM






ETE Surubim oferece 180 vagas em cursos de Administração e Informática

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) abriu, nesta quinta-feira (25), as inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos na modalidade subsequente - voltada para estudantes que já concluíram o Ensino Médio.


Ao todo, as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) estão ofertando 8.040 vagas gratuitas em diversas regiões do Estado. Os interessados têm até o dia 2 de julho para realizar a inscrição, que deve ser feita exclusivamente pelo site oficial da secretaria.


Em Surubim, na Escola Técnica Antônio Arruda de Farias (ETE Surubim), estão disponíveis 180 vagas, sendo 90 para Administração e 90 para Informática. 


A seleção dos candidatos será realizada em etapa única, por meio de uma prova objetiva online contendo 20 questões de Língua Portuguesa e Matemática.


Os exames agendados serão aplicados entre os dias 6 e 14 de julho, em formato digital, no horário escolhido pelo próprio estudante no ato da inscrição. O resultado geral do processo seletivo está previsto para o dia 21 de julho.


Clique AQUI e confira o edital. Para se inscrever, clique no link: www.educacao.pe.gov.br








São João movimenta R$ 1,1 bilhão e aquece mercado em Pernambuco

São João de Vitória de Santo Antão (Foto: Divulgação)
Mais do que uma das principais manifestações culturais do Nordeste, o São João também se consolida como um importante motor da economia pernambucana. A festa movimenta cadeias produtivas ligadas ao turismo, comércio, transporte, alimentação, hospedagem, vestuário e entretenimento, gerando renda para milhares de trabalhadores em diversas regiões do estado.


Em 2025, o ciclo junino movimentou cerca de R$ 1,1 bilhão em receitas e atraiu aproximadamente 1,6 milhão de pessoas, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), com base em dados da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado.


O impacto econômico das festividades vai além do aumento das vendas e da ocupação hoteleira. A modernização dos meios de pagamento, impulsionada pela popularização do Pix, das maquininhas e dos aplicativos de gestão financeira, tem transformado a forma como empreendedores e consumidores realizam transações durante o período junino.


Paralelo a isso, a época também é uma oportunidade para a população buscar soluções de investimento e planejamento financeiro, fortalecendo a inclusão econômica nas regiões onde a festa movimenta a renda local.


Para Artur Sales, líder da XP em Pernambuco, o estado acompanha uma tendência nacional na busca por investimentos. “Anos atrás, o acesso à informação sobre investimentos era restrito a um público seleto. Hoje, com a democratização da informação e o surgimento de influenciadores, investir caiu no gosto do brasileiro, e o pernambucano não ficou de fora desse movimento”, afirma.


Dados da B3 mostram que Pernambuco possui mais de 169 mil investidores pessoas físicas com cerca de R$ 10 bilhões na custódia. Entre os anos de 2024 e 2025 o estado registrou um crescimento de 6,39% no número de investidores em produtos de renda variável.


O especialista destaca que eventos como o São João representam ainda uma oportunidade para fortalecer a educação financeira. “Muitos negócios registram um aumento expressivo nas vendas durante o São João, mas é importante que esse ganho não fique restrito ao período da festa, o desafio é transformar parte desse resultado em planejamento, controle financeiro, diversificação e visão de longo prazo para investir no crescimento do negócio e construir mais segurança”, destaca.


Artur também aponta que mesmo com o conservadorismo, característica forte do investidor pernambucano, aos poucos, eles entendem que diversificar traz mais segurança, o que está diretamente ligada à proteção do patrimônio..


Ele analisa que essas mudanças também alcançam o interior do estado, onde os hábitos ainda guardam forte vínculo com a relação presencial e a confiança no assessor. “O olho no olho é essencial. A credibilidade nasce da conversa, da escuta, e é assim que temos avançado nesse território. É um cenário desafiador, mas cheio de oportunidades”, completa Artur.


Do Diario de Pernambuco







Copa do Mundo deve movimentar R$ 61 bilhões

Foto: Paullo Almeida

A Copa do Mundo deve movimentar cerca de R$ 61 bilhões em todo o país, com 60% dos consumidores que pretendem gastar com produtos e serviços durante o mundial, segundo levantamento realizado pelo SPC Brasil. A estimativa do ticket médio por pessoa é de R$ 619. 


Na Região Metropolitana do Recife, pesquisas e projeções de entidades ligadas ao comércio e ao setor de alimentação apontam que o Mundial pode impulsionar o consumo, aumentar o faturamento de bares e restaurantes e gerar oportunidades para empresas de diferentes segmentos.


Um levantamento realizado pela Uni Fafire Inteligência de Mercado, com 800 moradores da RMR, revelou que 46,36% da população está otimista ou muito otimista em relação ao desempenho da Seleção Brasileira no Mundial. Além disso, 83,65% dos entrevistados afirmaram acompanhar os jogos da equipe nacional durante competições e amistosos, demonstrando o forte potencial de mobilização do evento.


O estudo também identificou diferenças de comportamento entre homens e mulheres. Entre o público feminino, 41,7% se declararam indiferentes à Copa, contra 22,46% dos homens. Segundo Nogueira, o dado abre espaço para estratégias voltadas a áreas como gastronomia, moda, bem-estar e experiências coletivas.


A expectativa em torno do Mundial também já faz parte dos planos dos consumidores. A médica recifense Ana Claudia pretende acompanhar os jogos da Seleção Brasileira em bares e restaurantes ao lado dos amigos. Para ela, a Copa é uma oportunidade de confraternização e de viver a emoção das partidas em grupo.


“Gosto muito de assistir aos jogos com amigos. O clima é diferente, as pessoas se envolvem mais e acaba sendo um momento de encontro. Quando o Brasil joga, todo mundo entra no mesmo ritmo”, conta.


Abrasel-PE
A expectativa positiva também é compartilhada pelo setor de alimentação fora do lar. Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) aponta que 74% dos empresários esperam aumento no faturamento durante os dias de jogos da Copa do Mundo.

Segundo o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, mais da metade dos estabelecimentos pretendem transmitir as partidas. “Entre os empresários que esperam crescimento, 54% projetam aumento de até 20% no faturamento em comparação com dias sem jogos”, destacou.

A Ambev também vê a Copa como uma das principais ocasiões de consumo do calendário brasileiro. Embora não divulgue projeções regionais de vendas, a empresa destaca que grandes eventos esportivos costumam gerar oportunidades para todo o ecossistema ligado ao setor.

Cerveja
Segundo a diretora de categoria da companhia, Anna Paula Alves, a cerveja desempenha papel importante nesse contexto. Dados da Abrasel indicam que a bebida representa cerca de 60% da receita dos bares e 20% da receita dos restaurantes.

A movimentação gerada pela Copa também mobiliza a cadeia de abastecimento em Pernambuco. Presidente da Associação dos Agentes de Distribuição de Pernambuco (ASP), Inácio Miranda afirma que o setor já está preparado para atender ao aumento da demanda durante o torneio. Segundo ele, as distribuidoras desempenham papel fundamental para garantir que produtos cheguem a supermercados, bares, restaurantes e pequenos comércios em todas as regiões do Estado.

 “As empresas de distribuição de Pernambuco são muito estruturadas e têm capacidade para distribuir nos picos de consumo. Hoje são 26 mil varejos potenciais que vendem alimentos em Pernambuco”, afirmou. 

Miranda destacou ainda que a logística é essencial para manter o abastecimento até nos municípios mais distantes e avalia que a Copa será uma oportunidade para demonstrar a força da cadeia de distribuição pernambucana. 

Pequenos negócios
Especialistas em marketing acreditam que a Copa pode beneficiar empresas de diferentes portes e segmentos. Para o CEO da Agência Pontes, Rodrigo Pontes, o torneio vai muito além do futebol e representa uma plataforma de relacionamento com consumidores.

“O consumidor entra no clima da Copa semanas antes dos jogos. Ele organiza encontros, compra produtos temáticos e compartilha experiências nas redes sociais. Quem entender esse comportamento terá mais chances de gerar conexão e aumentar as vendas”, explicou.

Com a combinação de alta audiência, forte engajamento popular e expectativa positiva do mercado, a Copa do Mundo de 2026 surge como uma oportunidade para movimentar a economia local e fortalecer diversos setores da atividade econômica na Região Metropolitana do Recife.­­

Da Folha de Pernambuco





quarta-feira, 24 de junho de 2026

2º Bora Acampar Surubim acontece 19 e 20 de setembro de 2026

Realizada pela Pioneiros Motorhome Surubim-PE, a primeira edição como 1º Encontro de Motorhome de Surubim no ano passado, agora para 2026 trata-se do 2º Bora Acampar Surubim, as datas estão confirmadas para 19 e 20 de setembro, mesmo final de semana que acontece a tradicional vaquejada. 


O evento teve como objetivo promover a integração entre famílias, amigos e viajantes que compartilham o gosto pelo campismo e pelo turismo sobre rodas. Além da exposição dos veículos, o encontro proporcionou momentos de lazer, convivência e troca de experiências entre os participantes.


O Bora Acampar Surubim vai acontecer no mesmo local do ano passado, no sítio Lério de Cima, e terá vagas limitadas, serão apenas 40 Motorhomes, a programação contará com feijoada 0800, gincanas e sorteio de brindes. Infomações e inscrições podem ser feitas através do fone (81) 9 8161-2657, ou pelo perfil: Instagram.com/hellen_vitoria2512/


Através de vídeo postado, Ilário Pio, um dos organizadores, destaca as novidades para 2026 e reforça sobre as inscrições serem realizadas o mais breve possível, confira: 





Casinhas e Surubim | Passagem molhada do Alto Santa Luzia precisa urgentemente de reparos

Três meses após publicarmos a última nota, referente a passagem molhada que liga a comunidade do Alto Santa Luzia (Surubim) ao Diogo (Casinhas), nenhum serviço de manutenção ou reparos foi realizado. Tal manutenção vai garantir a permanência do direito de ir e vir dos moradores e do escoamento da produção de peças de moda, serralherias e agrícola.


É importante destacar que as Câmaras de Vereadores de ambos os municípios de Surubim e Casinhas já pautaram os requerimentos para construção de uma ponte, ambos foram aprovados, porém, sem previsão de execução. Fica o apelo para realização da manutenção emergencial, no mínimo. Confira imagens registradas nesta quarta-feira (24).










Da Redação - Negócios & Informes








INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai ampliar a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).


A regra, publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União, servirá para confirmar a concessão do benefício.


A diretriz determina a exigência do cadastro biométrico para os requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais realizados a partir de 21 de novembro de 2025.


Agora, quem for realizar o pedido do benefício deverá comprovar a existência de registro biométrico em uma das seguintes bases oficiais do governo:

  • Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Título Eleitoral; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • O objetivo é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida. Vale lembrar que a exigência já era aplicada desde 1º de setembro de 2024 nos requerimentos de BPC-Loas.

Pela portaria ficam dispensados da apresentação do registro biométrico:

  • Pessoas com idade superior a 80 anos, bastando a confirmação no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou apresentação de documento de identificação válido com foto;
  • Migrantes, refugiados ou apátridas, com protocolo de solicitação de refúgio, protocolo de solicitação de reconhecimento de apátrida ou com Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);
  • Residentes no exterior, que apresentem declaração consular, declaração de residência, com Apostila de Haia ou acordo internacional de previdência; ou requerimento de benefício feito por meio organismo de ligação previsto em acordo internacional de previdência;
  • Pessoas com impossibilidade de deslocamento por período superior a 30 trinta dias em razão de motivo de saúde ou deficiência, mediante apresentação de atestado médico emitido nos últimos 30 dias de sua apresentação, que declare expressamente a impossibilidade de deslocamento e o respectivo prazo;
  • Pessoas que residem em localidade de difícil acesso, mediante apresentação de atestado de residência firmado por autoridade policial ou judicial, notificação do Imposto de Renda (IR) do último exercício ou recibo da declaração de IR referente ao exercício em curso, contrato de locação em que figure como locatário o requerente, cônjuge ou companheiro(a), filhos ou representante legal; conta de luz, água, gás ou telefone, em nome do requerente, cônjuge ou companheiro(a), filhos ou representante legal, emitidos há menos de 30 (trinta) dias do pedido do benefício; ou declaração de residência em local de difícil acesso registrada no CadÚnico.


Além disso, a portaria diz ainda que são isentos da obrigatoriedade do registro biométrico requerentes dos benefícios de salário-maternidade; benefício por incapacidade; ou pensão por morte.

Por Agência Brasil



Cães matam gata no Centro de Surubim; pit bull é flagrado solto pelas ruas; veja vídeo

Câmeras de segurança flagraram o
 ataque dos cães (Foto: Reprodução/ WhatsApp)
Albérico Cassiano

Moradores e comerciantes do Centro de Surubim estão preocupados com a circulação de dois cachorros da raça Pit Bull, andando soltos pelas ruas. Na noite do sábado (13), câmeras de segurança registraram um ataque de um desses animais a uma gata em frente a uma loja, na avenida Paulo Afonso.


Nas imagens do vídeo, é possível ver uma gata preta e branca, em frente a um ponto comercial, que está fechado. Uma comerciante deixa alimento na calçada e se retira. Em seguida, o pit bull branco e marrom claro surge, ataca e mata a gata, que também foi cercada por dois vira latas. (Clique aqui para assistir)


Na avenida, vivem alguns cachorros e gatos abandonados pela população, mas que recebem cuidados dos empreendedores, a exemplo de alimentação, cuidados veterinários voluntários e castração. Era o caso da gata Jandira, como era chamada. De acordo com os comerciantes, após o incidente, o pit bull já foi visto algumas vezes, circulando pela avenida e proximidades, inclusive na rua da Escola Lourenço Ramos. 


Outro vídeo, gravado esta semana, por volta das 6h30 da manhã, mostra um cachorro pit bull marrom andando solto no cruzamento das ruas José Bruno Cabral e Eraldo Gueiros Leite, conhecida popularmente como a “ladeira da cocheira do Salgado”. (Veja o vídeo).


Os moradores e comerciantes fazem um apelo aos tutores de pit bulls, bem como ao poder público, que busquem medidas para que os cães não saiam sozinhos nas ruas, evitando assim novos ataques a outros animais, e, sobretudo, impedir que aconteça uma tragédia maior que resulte em alguma pessoa ferida.


Do Correio do Agreste





Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com