© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

A retomada como esperança para 2019


Construção civil espera retomada do crescimento
e geração de empregos. Foto: Gabriel Melo/Esp. DP
As expectativas positivas criadas em torno da retomada da economia brasileira em 2018 não se concretizaram da forma esperada, já que os efeitos da crise ainda foram sentidos em diversos setores produtivos. Porém as esperanças se renovam com a virada de mais um ano e a projeção é que a economia volte a crescer em 2019. Um dos fatores que influencia positivamente em toda a cadeia produtiva é o fim do processo eleitoral, que gerou instabilidade na economia enquanto havia indefinição, e a chegada de uma nova política de governo. Além disso, a retomada da confiança também é fator fundamental, já que gera um movimento positivo na economia. Se por um lado leva os empresários a voltar a investir, por outro faz com que os consumidores se sintam mais confiantes para consumir. Desta forma, movimenta todo o ciclo econômico. O Banco Central estima para o próximo ano a expansão em 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, segundo o Relatório Trimestral de Inflação divulgado na semana passada. Número superior à projeção de fechamento do PIB em 2018, que ficou em 1,3%. Confira as expectativas dos principais setores da economia de Pernambuco para 2019.

AGRONEGÓCIOS

A expectativa na produção da cana-de-açúcar é que o etanol ganhe mais força no mix. “Apostamos mais no mercado de energia no que de alimentos, com mais volume de etanol do que de açúcar na produção da cana”, explica Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar. A safra atual mostra que o etanol tem ganhado em relevância, com mix de 64% de etanol e 35% de açúcar, enquanto na safra anterior foi de 55% e 45%. “O etanol passa a ganhar espaço como substituto da gasolina, com as oscilações de preço”, afirma. Em relação ao açúcar, ele estima uma melhora do preço do produto em 2019. “O valor do açúcar operou com queda de 30% na última safra e a expectativa é de uma retomada gradual ao longo de 2019. Existe um superávit no mundo na relação produção x consumo e, diminuindo isso, pode haver uma melhora no preço”, ressalta. 

COMÉRCIO

O comércio varejista local mostra otimismo moderado, segundo Cid Lôbo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife. “Tudo vai depender das primeiras medidas econômicas que o novo governo vai tomar. A equipe é boa e competente. O que estão prometendo acredito que vai garantir um resultado melhor que em 2018”, diz. A expectativa de crescimento para o fechamento deste ano era de 3%, mas deve ficar em 1%. “Para o próximo ano, a retomada da confiança será muito importante, além do crescimento do nível de emprego, que vai subir o consumo”, acrescenta.

CONSTRUÇÃO CIVIL

O setor vê a virada de ano com bons olhos. “Há anos a gente tinha esperança que ia melhorar, mas agora estamos realmente com expectativa positiva para 2019”, afirma Gildo Vilaça, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE). A estimativa, inclusive, é de retomada dos lançamentos. “Muitas construtoras estão com lançamentos engatilhados e estavam só esperando a melhora da economia para lançar. Com isso vem também uma maior geração de emprego porque em um terreno se transforma em vários empregos rapidamente. Mas, ainda assim, é preciso de crédito para o cliente e que ele tenha confiança para fazer o investimento para tudo isso acontecer”, diz. 

INDÚSTRIA

Para Ricardo Essinger, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a expectativa para 2019 é de retomada do crescimento do setor, porém os resultados que serão alcançados no estado ainda dependem dos fatos que estão por acontecer. “Na economia, não só medidas resolvem, os fatos também influenciam. Em Pernambuco, ainda não sabemos quem será o novo secretariado do governo e quais as posições serão tomadas. Mas já vemos a confiança subindo, o que leva o empresário a investir, e em novembro e dezembro a produção cresceu”, conta.

Do Diario de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com