O valor pago aos contribuintes no final desta semana, mesma data em que termina o prazo para declarar, soma o total de R$ 11 bilhões, sendo o maior lote da história
Com os contribuintes que serão restituídos no primeiro lote divulgados na última sexta-feira (23), a primeira leva das restituições está marcada para a próxima sexta-feira (30). A ordem das restituições segue uma série de critérios, um deles é quando o cidadão declara no modelo pré-preenchido e cadastra uma chave Pix para o valor ser creditado, de forma simultânea.
O calendário de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 será realizado em cinco lotes entre os meses de maio e setembro. O primeiro lote será pago em 30 de maio, coincidindo com o prazo final para entrega das declarações. Em seguida, o segundo lote será depositado em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 29 de agosto e o quinto e último lote em 30 de setembro.
Para verificar se a restituição foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e consultar a área "Meu Imposto de Renda". As restituições são depositadas na conta informada na declaração e, caso não sejam creditadas, podem ser resgatadas em até um ano.
Por Portal Folha de Pernambuco