© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 2 de março de 2023

IBGE encerra coleta de dados do Censo e inicia análise das informações

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou a coleta do Censo Demográfico na terça-feira, 28 de fevereiro, com dados coletados sobre mais de 189, 27 milhões de pessoas. Isso equivale a 91% da população brasileira recenseada. Mas, segundo o órgão, é possível que os trabalhadores ainda precisem voltar a campo. A divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no fim de abril.

 


Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, começa agora a etapa de apuração da base mais fundamental de dados. Nesta etapa, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos a determinados bairros para conferir se domicílios originalmente encontrados vazios estão mesmo desocupados ou checar informações prestadas.

 

— Criamos um comitê de fechamento do censo, que inclui oito demógrafos contratados exclusivamente para essa etapa de apuração, que trabalharão em sintonia direta com os demógrafos do próprio IBGE — explicou o presidente interino do instituto, Cimar Azeredo.

 

O Censo Demográfico é realizado desde 1960 e serve também como uma estratégia para identificar necessidades e planejar políticas públicas nacionais e regionais. A expectativa, desta vez, é que as informações do censo sejam divulgadas no fim de abril.

 


Reforço em terra Yanomami

Durante o trabalho de campo, os recenseadores coletaram dados de 50% dos moradores do território indígena Yanomami, que passa pelos estados de Roraima e Amazonas. Áreas de acesso mais complexo, no entanto, ainda precisam receber mais atenção.

 

Durante este mês, a partir do dia 6, o instituto realizará uma operação pontual final, com ajuda de helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para a coleta de dados nessas regiões.

 

A operação deve durar de 20 a 30 dias, dependendo das condições climáticas no território. Entre recenseadores e supervisores do IBGE experientes em coletas juntos a terras indígenas, técnicos militares e policiais de apoio, o IBGE estima que 38 pessoas trabalharão na região.

 

Uma frente interministerial — que conta com a ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; o ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública; o ministro José Múcio, da Defesa; e a ministra Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas — coordena a ação.


Por Agência O Globo | Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil



Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com