© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Setor de eventos deve ter flexibilização escalonada em Pernambuco

Rodrigo Novaes disse que eventos sociais podem
se adequar com restrições.  (Foto: Chico Andrade/Setur PE)
Com a flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco, o turismo do estado espera retomar o setor de forma gradual. O lançamento do selo Turismo Seguro visa garantir a adoção de protocolos de segurança para cada atividade da cadeia turística pernambucana. Enquanto alguns setores já podem colocar em prática, como o de hotelaria, outros vão poder usar as medidas para se preparar para a reabertura, quando for liberada pelo governo do estado. Apenas as medidas de segurança do setor de eventos ainda não foram concluídas. Por abranger atividades muito distintas e de diferentes proporções, ele vai ter um protocolo específico para cada uma. Pela mesma razão, a flexibilização deve acontecer de forma escalonada. A expetativa é que as novidades sobre a retomada dos eventos devem ser apresentadas nas próximas semanas. 

Os protocolos de eventos ficaram para um segundo momento porque, inicialmente, foram elaboradas medidas gerais, mas foi sentida a necessidade de que cada atividade tivesse as medidas específicas. "É um segmento muito amplo, então recuamos dos protocolos gerais para lançar os específicos. Devemos incluir já na próxima semana. Lançamos os demais para não atrasar ainda mais o selo Turismo Seguro", disse Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco. 

Além dos protocolos distintos, a flexibilização do setor de eventos também tem sido estudada para acontecer de forma escalonada, de acordo com cada atividade. "Estamos trabalhando para liberar, inicialmente, os eventos sociais, como casamentos e festas de 15 anos, e congressos híbidros, por exemplo. Os eventos sociais têm como se adequar. Essas recepções funcionam mais ou menos como o setor de alimentação. Então tem como impor algumas restrições para conseguir reabrir nas próximas semanas. Os congressos híbridos, com poucas pessoas e com utilização de meios virtuais, também estão sendo estudados para que possa liberar esse segmento importante para o turismo. Já o show business terá que esperar mais. Devemos ter novidades nas próximas semanas", afirmou o secretário. 

Selo
Os protocolos do selo Turismo Seguro já estão disponíveis para atividades como agências de viagens, operadoras, atrativos, bares e restaurantes, centro de convenções, guia de turismo, locadoras de veículos, meios de hospedagem, parques aquáticos e temáticos, transportadoras turísticas e turismo náutico. "Estamos vendo ao redor do mundo o selo com protocolos e, além de acharmos importante, entendemos como imprescíndivel ter o selo pernambucano para emprestar segurança e atrair os turistas, mostrar que temos um protocolo rígido, passar credibilidade e segurança", detalhou Rodrigo Novaes.   

O selo contempla pessoas e empresas e a solicitação deve ser feita através do site www.setur.pe.gov.br ou no portal www.borapernambucar.com.br, baixando os protocolos, preenchendo um formulário e anexando os documentos. Os requisitos necessários são o cumprimento das medidas de segurança, a documentação em dia e a inscrição atualizada no Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur). Todo o processo é feito online e, depois da aprovação, um link será enviado para que o selo possa ser usado no site ou redes sociais. O turista pode comprovar a autenticidade da certificação através do QR Code. Além disso, haverá fiscalização em relação à adotação dos protocolos. "A Empetur e Apevisa farão a fiscalização, mas isso também pode partir dos cidadãos e turistas, que podem avaliar se os protocolos estão sendo cumpridos e podem denunciar", afirmou o secretário. 

Foram disponibilizados dois canais para esclarecimentos de dúvidas ou contato direto com a Empetur: email selope@setur.pe.gov.br ou WhatsApp pelo (81) 99362-8875. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Do Diario de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com