© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

domingo, 5 de julho de 2020

Atende em Casa é ampliado e chega a Bom Jardim

Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Com 39.184 habitantes, o município de Bom Jardim, no Agreste do estado, passou a ser assistido pelo Atende em Casa na última quarta-feira (1º). Com a inclusão, o aplicativo beneficia 173 municípios - 93,51% das cidades pernambucanas -, contemplando mais de 9,3 milhões de pessoas, isto é, 97,45% da população do estado.

O Atende em Casa conta com mais de 85,2 mil usuários cadastrados. Ao todo, entre os usuários que passaram por teleorientação com profissional, mais de 9,7 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 15 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pela internet e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Testes

O Atende em Casa também está responsável pelo agendamento da testagem de todos os trabalhadores dos serviços essenciais que apresentem sintomas sugestivos da Covid-19, incluído pela SES-PE na última semana. Esse novo grupo representa uma população de mais de 120 mil pessoas com direito ao exame, entre profissionais que atuam em supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários.

O profissional pode acessar a ferramenta tanto pelo endereço eletrônico quanto pelo aplicativo para smartphones. Nos municípios que ainda não contam com o Atende em Casa para a marcação, o profissional deve procurar a secretaria municipal de saúde para poder ser testado.

Além desses profissionais de serviços essenciais, em Pernambuco, a testagem para a Covid19 está disponível para quem atua em serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; usuários e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) 24 horas; e gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais.

Os pacientes no préoperatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas também passaram a fazer parte do grupo prioritário. Nesses casos, não é necessário apresentar sintomas de gripe.

A testagem da Covid-19 também é voltada aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. Também já estão contemplados com essa prioridade os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos.

O objetivo do agendamento da testagem para essa população pela ferramenta é facilitar o acesso e apoiar os gestores municipais que desejarem aderir a essa funcionalidade. Os agendamentos serão realizados de acordo com a sintomatologia do usuário. Os municípios disponibilizam a agenda de suas unidades de saúde e o paciente é referenciado para o serviço mais próximo de sua casa, de acordo com o exame preconizado para o caso, que pode ser o RT- PCR, indicado para o início dos sintomas, ou o teste rápido.

Do Diario de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com