© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Viajar nas férias exige cuidado com o carro, a estrada e o motorista

Manutenção do veículoFoto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco
No mês de julho, o número de motoristas cresce nas estradas. Nesse período, o cuidado é com a situação do carro, da estrada e do condutor

No mês das férias escolares, muitas pessoas se organizam para pegar a estrada aproveitando o turismo e o descanso. A organização do percurso e das paradas pelo caminho é essencial para não perder tempo com estradas ruins, longos caminhos e pedágios desnecessários. E a atenção deve ser redobrada pelo motorista, que deve estar bem descansado e com calçado adequado. Se o cansaço e o sono surgirem durante a viagem, faça uma parada e volte a dirigir quando estiver melhor.

Entre o planejamento antes da viagem, a verificação de itens de segurança e a manutenção do veículo são fundamentais. Como alguns serviços levam mais tempo para serem feitos, o ideal é que a inspeção seja realizada com no mínimo uma semana antes de pegar a estrada. Assim, não prejudica o andamento da viagem.
Recomendações importantes para verificar no veículo antes de pegar a estrada foram listadas pelo professor de mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE), Diego Rafael da Silva.

Sistema de freio
É importante observar a condição e o nível do fluido do freio, além da pastilha para saber se está desgastada. Verificar se há algum vazamento no sistema também. Esse conjunto é essencial porque ele que faz parar o veículo quando é necessário. Acompanhe a quilometragem estabelecida pelo fabricante para troca.

Suspensão
Se os pneus do carro estiverem “carecas” é preciso trocar. Pneu alto ou baixo pode ser perigoso porque influencia na dirigibilidade e estabilidade, podendo ter perda do controle do veículo. É importante também observar a pressão do veículo, deixando os pneus bem calibrados de acordo com o recomendado pelo fabricante. Lembrar também de estar com o estepe em boas condições. Além disso, é preciso levar o veículo na oficina para fazer alinhamento da direção e balanceamento das rodas.

Iluminação e sinalização
Checar se as luzes do veículo estão em bom funcionamento: lâmpadas do farol, do pisca e a sinalização do freio. Observar a condição dos limpadores do para-brisa, ou seja, se estão ressecados - para poder serem substituídos - e se eles estão limpando normalmente o vidro.

Motor
Verificar o nível de óleo do motor. Se a viagem for muito longa, é importante trocar o filtro de óleo. Observar o nível de água também, se não o motor pode superaquecer. Esses itens são importantes porque qualquer negligência na manutenção pode custar caro.

Itens de segurança
Sempre é obrigado estarem no veículo o triângulo e o macaco. Se for viajar com criança de 1 a 4 anos, ela precisa estar na cadeirinha. E crianças de 4 a 7 anos precisam ficar no assento de elevação.

Da Folha de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!

!

!

!

!

!
!
!
!
!

!

!
! !

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com