© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 22 de junho de 2019

Porto de Suape faz acordo com Panamá

SuapeFoto: Rafael Medeiros/divulgação
Aliança tem como foco viabilizar novas rotas marítimas internacionais

Na busca por atrair maiores oportunidades para o desenvolvimento do Porto de Suape, representantes do Governo do Estado e do ancoradouro pernambucano assinam hoje, na Cidade do Panamá, acordo de cooperação técnica com a Autoridade do Canal do Panamá.

No acordo, que terá validade de dois anos, as partes se comprometem a empreender iniciativas conjuntas como esforços de mercado para a propagação dos benefícios resultantes da expansão do canal e da interconexão que oferece a localização estratégica do Porto de Suape na rota marítima.

Também prevê o intercâmbio de informações no desenvolvimento de estratégias de comercialização; realização de estudos conjuntos sobre áreas de interesses; partilha de informações sobre melhorias e/ou esforços de modernização com objetivo de aumentar a demanda ou evolução dos serviços de transporte; além de poderem compartilhar experiências de sustentabilidade.

“O acordo será muito positivo para o Porto de Suape, pois vai viabilizar novas rotas marítimas internacionais, vislumbrando o nosso segundo terminal de contêineres. Isso se refletirá em aumento na movimentação de cargas e incremento nos negócios do porto”, explicou o presidente do complexo, Leonardo Cerquinho.

Ele lembra que desde que com a expansão do Canal, em 2016, houve uma mudança na navegação pelas rotas internacionais que ligam o Pacífico, o Atlântico e o Golfo do México, alterando a lógica do tráfego marítimo e atingindo os mercados nas Américas Central e do Sul. Nesse contexto, o Porto de Suape tem um enorme potencial para se consolidar como um hub port, não só pela localização como pela infraestrutura que possui, atraindo as cargas de grandes navios da Ásia que passam pelo Canal. 

Segundo o secretário de desenvolvimento de Pernambuco, Bruno Schwambach, a assinatura do termo de cooperação reforça o compromisso do governo na busca por parceiros internacionais “Estamos buscando parceiros internacionais que tenham operações com grandes portos e grandes armadores. O Canal do Panamá é um deles, onde pretendemos fazer uma sinergia muito boa, tendo em vista a conexão que ele faz entre o Pacífico e costa leste da América do Sul. Então, vamos atrás desses parceiros para o Porto de Suape e para Pernambuco, mostrando todo o nosso potencial”, comentou o secretário.

Parceria Pública-Privada
Os gestores pernambucanos vão participar de segunda a sexta, também no Panamá, da Semana de Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Lá, se encontrarão com executivos responsáveis por Parcerias Público-Privadas (PPPs) para discutir oportunidades e a participação do BID em projetos estratégicos para Pernambuco.

Da Folha de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!

!

!

!

!

!
!
!
!
!

!

!
! !

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com