O comunicador Luís Fernando Germano e o empresário e conselheiro tutelar Fagner Polygriff participaram, ontem, do programa Plantão de Notícias, da Rádio Integração FM, onde apresentaram os detalhes finais da 90ª Festa de Santa Luzia, realizada no Alto Santa Luzia, na divisa entre Surubim e Casinhas. Eles integram a comissão organizadora, coordenada por Adenilza Santana, e reforçaram a importância histórica e religiosa de um dos festejos mais tradicionais da região.
A programação, iniciada em 3 de dezembro, será encerrada hoje, dia 12, como ocorre há décadas, mantendo o costume local de finalizar as celebrações na véspera do dia dedicado à santa protetora dos olhos.
Veja a íntegra da entrevista:
No último dia do evento, a tradicional procissão sairá às 17h30 da residência do casal Dídimo Guerra Neto e Norma Arruda, na Rua 7 de Setembro, no Centro de Surubim, seguindo em direção à capela da comunidade. Em seguida, haverá celebração eucarística em memória dos benfeitores que, ao longo das gerações, mantiveram viva a devoção. A noite será concluída com a tradicional arrematação.
A Festa de Santa Luzia no Alto nasceu de uma promessa feita por José Mariano de Santana, após alcançar uma graça. Desde então, tornou-se referência religiosa e cultural, tendo sido conduzida por várias gerações da mesma família, com destaque para José Damião de Santana, que a coordenou por mais de três décadas.
Do Mais Casinhas





















