A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ana Faustina, localizada em Surubim, no Agreste, irá participar de um encontro do Movimento Internacional para Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia (Esi Milset Mundial), um dos mais importantes eventos científicos juvenis do planeta, que acontece entre os dias 27 de setembro e 04 de outubro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
A estudante Maria Júlia Silvestre e a professora Jane Lima (foto à direita) levarão ao encontro internacional o projeto “My Feelings – Conectando Emoções”, fruto de uma pesquisa científica pós-pandemia, desenvolvida na escola com o objetivo de compreender de que forma as relações interpessoais impactam a saúde mental dos jovens. A iniciativa surgiu em 2023 e desde então vem conquistando reconhecimento em diferentes palcos da ciência estudantil.
A trajetória começou no Ciência Jovem, realizado no Recife, em 2023, onde a proposta alcançou o segundo lugar na categoria de desenvolvimento tecnológico. Com o resultado, obteve credencial para a Milset Brasil, em Fortaleza, no mesmo ano, garantindo o terceiro lugar e uma vaga para ser apresentada em 2024 no Peru. Então, conquistou o credenciamento para o evento mundial nos EAU, consolidando a relevância do trabalho. A viagem está programada para o dia 26 de setembro.
O projeto responde a questões centrais sobre o bem-estar emocional de adolescentes no período pós-pandemia e sugere caminhos inovadores para enfrentar os desafios emocionais dessa faixa etária. A pesquisa oferece contribuições relevantes para o entendimento da importância das interações sociais no fortalecimento da saúde mental, evidenciando o papel da escola como espaço de acolhimento e produção científica.
“É uma emoção muito grande poder estar representando a nossa escola e nosso estado, com um estudo que foi aplicado no chão da escola pública, com relatos dos estudantes, sobre como foi vivenciar esse momento de pandemia. É uma sensação muito gratificante poder mostrar que Pernambuco tem ciência e que os estudantes estão preocupados em construir conhecimento”, disse a professora Jane.
A Milset é uma organização não governamental dedicada a estimular o interesse de jovens em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática por meio de feiras, congressos e atividades de cooperação internacional.
A estudante Maria Júlia se diz ansiosa pela chegada da viagem. “É uma satisfação imensa participar desse evento científico como estudante protagonista de uma rede pública estadual. A expectativa para a apresentação está lá no alto e a ansiedade a mil de poder participar e levar o nome da escola, num evento tão grandioso, numa cidade tão grande que tem uma cultura tão rica”, comenta.
Por Douglas Morais