© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Mais de 50% da população de Cumaru recebe Bolsa Família

Recente levantamento realizado pela empresa CEDES Consultoria e Planejamento, por meio da equipe de Business Intelligence (BI), sob a coordenação do economista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Ecio Costa, mostra que Cumaru é o sexto município do país com o maior número percentual de beneficiários do programa Bolsa Família (Auxílio Brasil). Mais da metade da população recebe o benefício mensalmente.


Os dados são de novembro de 2022 (última atualização), disponibilizados por órgãos oficiais, como Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome (antigo Ministério da Cidadania) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, Cumaru tem 9.494 habitantes (estimativa IBGE). Desse total, 5.236 domiciliados recebem Bolsa Família. Segundo o Portal da Transparência, essa folha representa R$ 1.948.782,00. 


Para ter acesso ao auxílio, o líder da família presta informações pessoais e declara situação de pobreza ou extrema pobreza, assinando e afirmando a veracidade dos dados fornecidos ao entrevistador do Cadastro Único. Os dados de Cumaru revelam uma cidade muito dependente do Bolsa Família e, consequentemente, de famílias vivendo em estado de pobreza. Resumindo, quanto mais beneficiários ativos no programa, menos independência financeira da população.


De acordo com uma assistente social ouvida pelo Blog do Agreste, um fato curioso e que merece fiscalização é o fato de, possivelmente, mais de uma pessoa do mesmo domicílio receber o auxílio. "Se você colocar uma família com, no mínimo, mais um dependente, o número de beneficiários seria maior do que a da população. Algo impossível. Os dados acabam dando a impressão de que tem pessoas recebendo, quando deveriam ser apenas dependente do NIS do representante da família", explicou.


Atualmente, Cumaru é administrado pela prefeita reeleita Mariana Medeiros (PP). O esposo dela, Eriberto Medeiros (PSB), é presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco e deputado federal diplomado. O alto índice de pobreza declarado não pode ser associado à falta de representação política para buscar melhorar o desenvolvimento econômico, pois os dois estiveram na base governista estadual durante anos. Eles têm um filho que foi eleito para deputado estadual no último pleito.


Pesquisa - O economista postou no perfil do Instagram (@eciocosta) a listagem dos dez municípios com maior e menor taxa percentual de beneficiários do programa. Entre os que lideram o ranking de beneficiários, todos estão nas regiões Norte e Nordeste. Já os menos dependentes do Bolsa Família estão nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O leitor pode conferir a situação do município onde vive no Portal da Transparência.


Pente Fino – De acordo com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, serão realizados "cortes significativos" no programa Bolsa Família, provavelmente dentro de dois meses. O chamado “pente-fino” terá o objetivo de priorizar as famílias que realmente se enquadram nos requisitos do programa. Atualmente, mais de 21 milhões de brasileiros recebem o benefício. Nos últimos anos, o número de famílias de uma só pessoa aumentou e isso é o que mais preocupa o novo governo.


Do Blog do Agreste (Alfredo Neto)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com