© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Estreia do Brasil na Copa reduziu consumo de energia no País em 10%; diz operador

O consumo de energia elétrica no Brasil teve uma redução de 7.200 megawatts entre 14h20 e os primeiros minutos da estreia da seleção na Copa do Mundo do Catar, na última quinta-feira (24). Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Para efeito de comparação, a carga equivale a 10% da utilizada em um dia considerado típico, na mesma faixa horária. A partida começou às 16h.


De acordo com o ONS, jogos da Seleção em Copa do Mundo geram uma grande mobilização nacional para acompanhar através da televisão. 


"A concentração da maior parte da população diante dos aparelhos de TV desmobiliza uma grande parte da sociedade de suas atividades habituais. E a mudança na rotina influencia significativamente o comportamento da carga do Sistema Interligado Nacional", explica o operador.


Comportamento

Por volta de duas horas antes do início do jogo, muitas atividades laborais, como dos setores industriais e comerciais, são interrompidas em virtude do deslocamento das pessoas para assistirem ao evento. 



Os dados do ONS mostram que, na quinta-feira, houve uma redução de 7.200 MW entre 14h20 e os primeiros minutos da partida. Às 16h, horário de início da partida, a carga registrada era de 69.690 MW. Uma semana antes, no dia 17 de novembro, na mesma hora, o consumo de energia foi de 79.398 MW. 


Esse comportamento da sociedade tem como reflexo o início de uma rampa de redução da carga do SIN, que perdura até o fim do primeiro tempo da partida. 



Durante o intervalo entre o primeiro e o segundo tempo do jogo, ocorre uma elevação rápida da carga, influenciada pela desmobilização das pessoas diante da televisão, aproveitando o momento para a realização de atividades domésticas, acarretando o acendimento de luzes e utilização de eletrodomésticos, como o micro-ondas, fritadeiras elétricas, pipoqueiras e motores de geladeiras e freezers.


No intervalo, esse número chegou a 2.600 MW, um acréscimo de 4% em apenas 5 minutos, o que equivale às cargas médias dos estados do Distrito Federal e do Maranhão juntos.


O reinício da partida leva a uma nova redução e, ao final do jogo, é iniciada uma rampa de elevação abrupta de carga. A elevação na quinta-feira chegou a 13% em uma hora após a partida, o que corresponde à soma das cargas médias de Goiás e Minas Gerais. 


O ONS ainda ressalta que a Copa do Mundo do Catar é realizada nos meses de novembro e dezembro, período em que, historicamente, observa-se altas temperaturas em todo o território brasileiro. 


Por isso, o comportamento da carga pode apresentar variações ainda mais severas, especialmente se o horário coincidir com o período de ponta de carga do sistema. 


O ONS afirma que suas equipes estão preparadas para garantir que as intensas rampas de carga previstas sejam acompanhadas adequadamente, de forma a garantir o menor impacto possível na qualidade e na segurança do suprimento de energia elétrica no sistema.


Do Portal Folha de Pernambuco -  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com