© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 13 de agosto de 2022

Cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira (12) que as inovações no mercado financeiro devem fazer com que o cartão de crédito deixe de existir “em algum momento em breve”.


Ao falar sobre inovação no mercado, como Open Finance e Pix, Campos Neto explicou que no futuro será possível ter uma plataforma no celular que junte todas as informações financeiras de cada pessoa, inclusive permitindo pagamentos. Com essa possibilidade, o cartão de crédito não seria mais necessário.


— Se eu tenho Open Finance e sei tudo que vai pagar e receber, eu posso desenhar seu , vai gerar educação financeira, uma melhoria na parte de crédito muito grande porque as pessoas vão ter uma educação — disse e continuou:


— Hoje por exemplo, você compra com cartão de crédito, aí um familiar vai lá e compra 15 parcelas. Aqui (na plataforma) você vai ter tudo de forma consolidada, inclusive esse sistema elimina a necessidade de ter cartão de crédito. Acho que o cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento em breve — disse.


Os cartões de crédito e débito estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, entre os meios de pagamentos mais utilizados no país, perdendo apenas para o Pix.



No primeiro trimestre deste ano, o BC registrou 4,2 bilhões de transações pelo Pix. No cartão de crédito foram 3,7 bilhões e no débito, 3,6 bilhões.


Moeda digital em 2024


Parte da agenda de inovação no sistema financeiro do BC, a criação do Real Digital está em desenvolvimento. Campos Neto espera lançar a novidade em 2024, apesar de um atraso por conta da greve dos servidores.


— Eu gostaria de ter a moeda digital funcionando em 2024. A gente teve um pequeno atraso por conta da greve que nós tivemos, mas acho que dá pra avançar nisso — disse.


Por Agência O Globo - Foto: Agência Brasil





Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com