© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Auxílio Brasil é maior que Carteira Assinada em 12 estados

Reflexo da pobreza, desemprego e informalidade, todos os estados estão nas regiões Norte e Nordeste, indicando alta dependência do dinheiro público e necessidade de políticas de desenvolvimento econômico regional.


O levantamento mostra que há 41 milhões de trabalhadores formais com carteira assinada, mas há um grande número de pessoas trabalhando de maneira informal, 25,9 milhões, e não leva em consideração o funcionalismo público. O número de beneficiários atingiu 18 milhões de pessoas.


Rio Grande do Norte é o único estado no Nordeste que apresenta mais empregos formais que beneficiários do Auxílio Brasil, mas numa diferença muito pequena. No Norte, Tocantins e Roraima também estão acima. São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os 3 primeiros na outra ponta.


Antes da pandemia, 8 estados tinham mais benefícios que empregos formais. Em 2020 subiu para 10 e agora, com a inclusão de mais 2,7 milhões de famílias no Auxílio Brasil, subiu para 12. Esse é o maior percentual em relação aos trabalhadores formais até hoje na série histórica.


A pandemia levou o Governo a criar o Auxílio Emergencial, que trouxe um impacto significativo na vida das famílias e na economia dessas regiões, como indicado no estudo que desenvolvi sobre o impacto do Auxílio Emergencial no PIB dos municípios brasileiros. Em alguns municípios, o peso do Auxílio Emergencial sobre o PIB passou dos 30%. O Auxílio Brasil substituiu o Bolsa Família e vai trazer o mesmo tipo de impacto sobre as famílias e municípios mais pobres no Brasil. Mas, como pode se compreender a partir desse levantamento, o problema é muito maior.


Políticas de desenvolvimento regional são a solução para resolver essa grande disparidade regional. O Auxílio Brasil atenua no curto prazo, mas a saída precisa vir de políticas que desenvolvam o capital humano, através da educação, e as potencialidades econômicas regionais. Enquanto não se pensar em longo prazo, a dependência de programas sociais será constante.


Por Ecio Costa - Diario de PE / Foto: Reprodução

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com