© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Setor de serviços pernambucano cresceu 10,4% em 2021, aponta IBGE

Apesar de sofrer uma queda de 1,3% em dezembro, Pernambuco fechou o ano de 2021 com alta de 10,4% no volume de serviços. O resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), representa uma recuperação em comparação com o ano de 2020, quando o estado amargou uma queda de 12,5%. No entanto, apesar de positivo, o desempenho do estado no último ano foi inferior ao da média brasileira no mesmo período, 10,9%. 


Em dezembro, pelo oitavo mês consecutivo, os serviços prestados às famílias são as atividades que mais cresceram no estado, com alta de 15,1% na comparação com o mesmo mês de 2020. O segmento, que inclui hotéis, bares, academias, salões de beleza e atividades de lazer em geral, é o que acumula maiores altas na pesquisa desde abril de 2021.


 

De acordo
com o IBGE, um fator importante para influenciar a alta foi a flexibilização das medidas de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19 e o avanço da vacinação. “Tais setores foram os que mais sofreram com as medidas de combate à pandemia e ao isolamento social, por serem atividades que, em geral, necessitam da interação física entre o consumidor e o prestador de serviços”, afirmou Fernanda Estelita, gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco.


Já o segmento outros serviços, que engloba a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos, subiu 11,7% e ficou na segunda posição. Na sequência, estão os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,8%), serviços profissionais, administrativos e complementares (4,5%) e serviços de informação e comunicação (3,5%).


Na variação acumulada do ano, o volume de serviços prestados às famílias aumentou 40,2%, ficando mais uma vez na primeira posição. Em seguida, aparecem os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,3%), serviços profissionais, administrativos e complementares (9,4%), serviços de informação e comunicação (3,2%) e outros serviços (1,9%).


TURISMO

Em 2021, o índice de volume de atividades turísticas em Pernambuco cresceu 40,9%, resultado que coloca o estado em 2º lugar entre as localidades pesquisadas, ficando atrás apenas da Bahia que cresceu 47,3%. O índice do Brasil, por sua vez, subiu 22,1%. O resultado do estado difere do acumulado de 2020, quando o índice de atividades turísticas teve queda de 39,2% no estado. 


Já em dezembro de 2021, o índice de volume de atividades turísticas em Pernambuco aumentou 1,3%, número que representa o menor percentual entre os 12 estados pesquisados. Já os outros dois estados nordestinos que fazem parte da amostra, Bahia e Ceará, tiveram resultados negativos, com queda de 2,2% e 3,9%, respectivamente. O Brasil, por sua vez, registrou alta de 3,5%.


Comparando dezembro de 2021 com o mesmo mês do ano anterior, Pernambuco está em oitavo lugar entre os estados pesquisados, com aumento de 25,4% no volume de atividades turísticas. O resultado é inferior ao nacional, que subiu 30,7% no período. Bahia e Ceará avançaram 33,1% e 21,8%, respectivamente. 


Do Diario de PE / Foto: (José Cruz/Agência Brasil)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com