© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Pernambuco encerra 2021 com cerca de 90 mil novas vagas de emprego formais

Com 89.697 novos postos de trabalho criados em 2021, Pernambuco encerrou o último ano com o melhor resultado na geração de empregos dos últimos dez anos. Os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social por meio do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta segunda-feira (31), apontam que o setor de serviços foi o que mais contratou no estado.


No último ano, o setor terciário foi responsável pela criação de 41.844 empregos no estado. Em seguida, aparecem o comércio e a indústria, que geraram 22.778 e 14.938 vagas, respectivamente. A agropecuária também encerrou o ano com desempenho positivo, abrindo 5.577 vagas. Por último, aparece a construção civil, responsável por 4.560 contratações.


Entre os novos contratados no estado, os homens são maioria. Eles ficaram com 58,18% das vagas, o que representa 52.183 do total de 2021. O mercado de trabalho no estado também se mostrou mais receptivo para os jovens entre 18 e 24 anos, que conseguiram 50.979 das novas oportunidades. Já para quem tem mais de 50 anos, as vagas se tornaram mais escassas no estado em 2021. De acordo com o Novo Caged, 3.776 vagas formais de emprego foram fechadas para essa faixa etária durante o último ano.


Outro destaque ficou por conta do grau de escolaridade da maioria dos trabalhadores. A maioria dos contratados, 68.129, possui ensino médio completo. Já para quem tem superior completo, o resultado é significativamente menor com apenas 5.540 contratações, o equivalente a 6,18% do total de 2021.



O resultado positivo do estado foi celebrado pelo governador Paulo Câmara. "Esse é o resultado de muito esforço empenhado durante o todo o ano passado, incluindo o diálogo permanente com setores produtivos, uma série de medidas de desburocratização, desoneração e incentivo à contratação de trabalhadores, além do nosso Plano Retomada, que mobilizou mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos públicos visando o reaquecimento da economia do estado", afirmou.


Para o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, a imunização da população do estado contra a Covid-19 foi um dos fatores responsáveis por possibilitar o bom desempenho. "O resultado mostra que a vacinação em massa permitiu a retomada da economia. Por isso é tão importante que todos redobrem os cuidados e se preservem, porque a saúde, neste momento, está atrelada à geração de empregos. Quanto menos adoecemos, menos entes queridos serão perdidos e mais aquecida fica a economia, para que a gente possa viver com mais dignidade", destacou.


No Nordeste, o único estado que gerou mais vagas do que Pernambuco no ano passado foi a Bahia, com um saldo acumulado de 133.779 contratações. Em terceiro lugar, aparece o Ceará com 81.460 novas vagas formais de emprego. “Isso mostra o empenho do governo Paulo Câmara, dos setores privados, das prefeituras e de toda sociedade”, completou Alberes Lopes.


Do Diario de PE / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com