© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Saiba como usar o Décimo Terceiro de forma consciente

Com final de ano chegando, grande parte dos brasileiros esperam o momento de desafogo financeiro com o décimo terceiro. Mas, a atenção, principalmente no momento atual, aos gastos não planejados e ao direcionamento do benefício ao consumo de final de ano (festas de natal e ano novo) devem ser destacados. Por isso, a dica é trazer segurança monetária utilizando o décimo de forma consciente com o provisionamento financeiro.

Mas, o que é provisionamento? Antes de tudo, de acordo com o planejador financeiro da Múltiplos Investimentos, João Scognamiglio, é preciso frisar o atual momento em que se encontra a nossa economia. "Estamos passando por um momento de inflação alta, que significa um aumento no preço dos produtos básicos. Sendo assim, salvar um pouco do décimo terceiro para o futuro é uma tarefa muito prudente".


É neste momento que entra o chamado provisionamento financeiro. Segundo João, utilizar o décimo como forma de provisionar gastos futuros pode ser uma oportunidade para evitar as dívidas de início do ano. 

"Muitas famílias utilizam o benefício para comprar presente de Natal no fim do ano. Por outro lado, no início do ano seguinte, é bem comum ver contas que não estavam sendo contabilizadas pelo salário, como IPTU, material escolar, imposto de renda, entre outros. Imagina então a dor de cabeça que é já começar o ano com dívida. Por isso, ter um dinheiro reservado traz segurança para momentos de gastos atípicos", explicou.

Para isso, é importante reavaliar como será o orçamento do seu próximo ano. "Ter uma reserva financeira pode parecer algo difícil de se conseguir, mas os benefícios de saber que há um dinheiro para emergência é tranquilizador. Portanto, por mais tentador que seja utilizar o dinheiro para aquela compra de final de ano, vale reavaliar como será o seu ano de 2022", pontuou o planejador financeiro.



Veja a seguir, dicas sobre como destinar o valor do Décimo Terceiro da melhor forma: 

- Observar possíveis gastos futuros, que podem ser pagos;

- Priorizar gastos como o IPTU, IPVA, matrícula escolar e imposto de renda, que são cobrados no ano seguinte;

- Destinar a quantia para uma reserva financeira, que possa se tornar um investimento;

- Não esperar o dinheiro entrar na conta, já direcionar o seu uso antes mesmo do pagamento;

- Se tiver dívidas, optar por saldar as que estão em atraso a mais tempo;

- Não gastar mais do que vai receber;

- Pagar contas listadas como prioridades, de acordo com planejamento financeiro individual

Da Folha de PE /  Agência Brasil

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com