© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Governo federal reduz tarifa de importação de bicicletas

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite da última quarta-feira (17/2) que o governo irá reduzir de 35% para 20% o imposto de importação de bicicletas no Brasil até o final de 2021. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU).


A tarifa de 35% está em vigor desde 2011, quando a bicicleta inteira foi inserida na LETEC com a alíquota mais alta permitida pela OMC. O retorno à alíquota base é uma resposta do governo federal a um pedido oficializado pela Aliança Bike em novembro de 2019.


A redução será progressiva ao longo do ano, seguindo o cronograma: redução de 35% para 30%, em março; de 30% para 25%, em julho; de 25% para 20%, em dezembro.


Antes de ser publicada, a medida foi antecipada pelo presidente Jair Bolsonaro na noite de quarta-feira nas redes sociais. Em uma publicação em sua conta do Twitter, o presidente postou uma foto em que aparece andando de bicicleta e escreveu que a medida foi uma decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia.


"Atualmente o imposto é de 35%. A CAMEX deliberou por diminuí-lo. Publicará no DOU de amanhã: para 30% em março/21; para 25% em julho/21; e para 20% em dezembro/21", postou Bolsonaro.

 

Duas frentes


Quando a alíquota cair para 20%, o Brasil voltará a praticar o mesmo percentual usado pelos demais integrantes do bloco, também integrado pela Argentina, Paraguai e Uruguai. Ao saber da notícia, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), divulgou um vídeo informando que a bancada atuará em duas frentes: apelar contra uma medida diretamente ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e apresentar um projeto de decreto legislativo para derrubar a queda tarifária. Ramos se reunirá com o ministro na semana que vem.


Do Correio Braziliense / Foto: Reprodução/Pixabay

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com