© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

domingo, 8 de novembro de 2020

Confiança da indústria em Pernambuco recua pouco e sinaliza estabilidade

Foto: CNI/Arquivo
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 2,3 pontos em outubro, quando comparado a setembro. E atingiu 58,3 pontos. A queda ocorreu após aumentos consecutivos, com o retorno das atividades econômicas em junho diante da redução do número de casos e de mortes da pandemia do novo coronavírus.


Cézar Andrade, economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), relaciona os números ao aquecimento acelerado após a retomada. Em agosto, o ICEI chegou a 58,8 pontos e subiu para 60,6 pontos em setembro, aproximando-se do patamar antes da pandemia. O índice de fevereiro foi de 62,3 pontos.


“Assim que o governo liberou as atividades, as empresas produziram com tudo para atender a demanda reprimida. No entanto, essa realidade começa a desacelerar e atingir uma estabilidade, o que, em parte, iria acontecer em algum momento”, avalia.


Os empresários da indústria, apesar da queda, seguem confiantes na melhora das atividades do setor. Isso porque os 58,3 pontos de outubro mantém o ICEI acima dos 50 pontos - régua que mede se o cenário está ou não otimista.


No mesmo levantamento, a Fiepe indicou que o Índice de Condições Atuais caiu 0,2 ponto em outubro, batendo 52,2 pontos. A pequena queda também ocorreu após três crescimento consecutivos, anotados em julho, agosto e setembro.


O Índice de Expectativa caiu, embora apresente otimismo dos empresários quanto aos seis meses seguintes a julho. O decréscimo foi de 3,4 pontos, fechando outubro com 61,3 pontos. O nível de setembro ficou em 64,7 pontos e agosto, 65,2 pontos.


Para Cézar Andrade, o que definirá o comportamento do ICEI daqui para frente será a solução para o descompasso entre a oferta e a demanda por insumos. “Com certeza, não contar com matérias-primas a preços competitivos atinge as perspectivas do mercado com relação ao futuro próximo”, analisou.


A dificuldade em adquirir matérias-primas ou insumos, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, vem desmobilizando a atividade produtiva, além da desvalorização do real que pesa na hora da compra de insumos importados.


Do Diario de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com