© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Pernambuco cria grupo de trabalho para agilizar cadastro ambiental

Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Registro é fundamental para o agricultor que deseja ter acesso à crédito em instituições financeiras

Um grupo de trabalho foi criado para identificar os imóveis rurais que não são  registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), recurso obrigatório para os  agricultores terem acesso à crédito em instituições financeiras. 

Por meio das secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Governo de Pernambuco vai localizar as áreas onde há o menor índice de propriedades credenciadas e reforçar a ação de técnicos para orientar sobre a necessidade de fazer o registro. Cerca de 26 mil unidades ainda faltam realizar o registro no CAR. No Estado, 279 mil propriedades são cadastradas.

Como o Ministério da Agricultura informou que o orçamento disponível para financiamentos agropecuários não será reduzido na safra 2019/2020, agricultores precisam obter o CAR para não correr o risco de perder os recursos do crédito rural. O Banco do Nordeste (BNB) comunicou que os agricultores poderiam encontrar barreiras, já que não estão com essa licença.

Por isso, as medidas para ampliar a cobertura do CAR foram definidas pelo Governo de Pernambuco. O primeiro passo da equipe será cruzar os dados dos imóveis cadastrados no CAR por município na base de dados da SDA. “Para chegarmos a esse residual, vamos identificar quais os municípios com maior número de propriedade sem CAR. Com isso, será possível realizar ações mais direcionadas a esses agricultores, seja por meio de órgãos parceiros, como o IPA [Instituto Agronômico de Pernambuco], ou das prefeituras”, informou o secretário de Meio Ambiente, José Bertotti.

De forma imediata, a equipe do Governo vai atuar para regularizar a situação dos trabalhadores com pedido de financiamento pendente junto ao BNB. Há 15 dias, o banco oficial apresentou uma lista com 1.521 solicitações de crédito pendentes por falta do CAR - isso representa 0,5% das unidades do Estado. “Vamos identificar onde estão os principais gargalos, quais as pendências e agilizar o acesso desses agricultores ao crédito. Toda a estrutura da secretaria de Desenvolvimento Agrário e do IPA, que possui grande capilaridade, está à disposição dessa força-tarefa”, afirmou o secretário da SDA, Dilson Peixoto.

Da Folha de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com