© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Sete dicas para estudar durante a quarentena

Preocupação mundial, a pandemia do coronavírus fez com que instituições de ensino em todo o mundo suspendessem suas atividades. Assim, da educação infantil até o pós-doutorado – passando por cursos livres e cursinhos preparatórios – as aulas têm sido ministradas, em grande parte, pela modalidade de educação a distância (EAD).
Para quem já utiliza esta metodologia de ensino, a vida segue normalmente. No entanto, esta nova realidade está em fase de adaptação para muitas pessoas. O momento é de proteção: se cuidar, ficar em casa o maior tempo possível e não arriscar a própria vida e nem a de pessoas próximas é fundamental para que a COVID-19 não se alastre.
Mas como não desanimar com os estudos e se habituar às novas regras? Para responder a esse dilema, preparamos uma seleção especial com sete dicas que podem ser úteis neste novo processo de estudos, sem que nem a compreensão e a absorção dos conteúdos sejam prejudicados. Confira!
Estabeleça uma rotina de estudos
Para quem precisa estudar, tanto na modalidade EAD, quanto presencial ou ainda semipresencial, ter disciplina é fator fundamental para que o conhecimento seja realmente absorvido. Desta forma, o ideal é criar uma rotina e segui-la o máximo possível.
Para tanto, separe algumas horas de seu dia para se dedicar. Veja qual o horário se encaixa melhor, seguindo os passos estabelecidos por você ao longo do dia. O ideal é se alimentar normalmente, se vestir (como se fosse sair de casa) e se preparar para cumprir o que estipulou como atividade diária de estudos.
Escolha um local para seus estudos em casa
Não é sempre que é possível ter um lugar confortável e ergonomicamente correto para os estudos em casa. Sem contar que, muitas vezes, você não está sozinho. No entanto, vale a pena ter ao menos uma mesa em que seja possível apoiar-se corretamente, bem como uma cadeira que não cause desconforto.
Ter um ambiente exclusivo é o ideal. Entretanto, se este ambiente for compartilhado, a opção é construir um espaço para estudos, que possibilite um pouco de privacidade, concentração e dedicação.
Cuidado com as distrações
Mesmo com todos os recursos digitais voltados às aulas, dispersar-se com outras questões é mais fácil do que se imagina. Assim, mantenha-se longe de celulares, TVs ou mesmo – se possível – outras pessoas. Manter o foco é o principal aliado no sucesso do estudo. Lembre-se sempre de usar a tecnologia a seu favor.
Em contrapartida, também é indicado que pequenas pausas sejam feitas durante o processo. Tudo porque, de certa forma, ao parar um tempinho para relaxar, alongar-se ou até mesmo para buscar um pouco de água ou café, a capacidade de se concentrar seja retomada. É como se, nos tempos de escola, você estivesse no intervalo.
Estude por meio de filmes, séries e podcasts
Atualmente o vasto repertório de informações e formatos de mídia permite que os estudos sejam complementados de forma positiva. Por isso, atentar-se a documentários, filmes, séries, desenhos e até jogos que envolvam os assuntos centrais de seus estudos torna-se interessante, além de facilitar a memorização.
Esse tópico, inclusive, também pode casar muito bem com aquela pausa citada acima: afinal, assistir a um filme, por exemplo, pode ser o momento que você tem para relaxar. A diferença é que, além de se entreter, o filme relacionado ao conteúdo a ser estudado traz benefícios ao seu conhecimento.
Você não está sozinho
Lembre-se disso: seus colegas também estão na mesma situação de quarentena, provavelmente, tendo que estudar os mesmos conteúdos que você. Por isso, manter a conexão saudável com seu grupo é essencial para passar pelo período de isolamento social em que o mundo está.
Tire um tempo do dia para conversar com os amigos e, novamente, aproveite o que a tecnologia tem a oferecer atualmente. São muitas as possibilidades por aplicativos, computadores e até o tradicional telefone que permitem a aproximação virtual.
Jogue fora a vontade de procrastinar
Quanto mais você empurrar as matérias para frente, menos tempo terá para resolvê-las. Por isso, não procrastine. O hábito de procrastinar pode ser altamente prejudicial para a absorção do conteúdo necessário. Se estiver sem vontade, mesmo que esteja no horário que estabeleceu para cumprir sua rotina, pare, respire e faça um intervalo.
Ler um pouco sobre um assunto diferente, pode ajudar. Ainda: se estiver sem concentração porque está muito cansado, vale fazer uma pausa maior. Mas não se esqueça de cumprir o que programou em sua rotina, para que nada se torne uma imensa bola de neve.
Não se culpe
Mantenha contato com a Unopar Surubim: (81) 9 9246-6674
Se realmente o dia de estudos não está rendendo, você está preocupado com a pandemia ou com qualquer outro assunto possível, relaxe. Sem culpa, aproveite o dia para descansar e fazer outras coisas que não seja estudar vorazmente. Esse tempo para você é importante para manter a saúde mental em dia e até mesmo para reorganizar hábitos e afazeres.
Deixe a culpa de lado. De nada vale ficar com um peso por não ter conseguido cumprir seu cronograma. Basta que, neste mesmo cronograma, as horas desse dia de folga, sejam acrescentadas para que o conteúdo não fique prejudicado. Afinal, a quarentena pode ser cansativa e manter a sanidade colabora – e muito – para que os processos melhorem. Cuide-se e bons estudos! 

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!

!

!

!

!

!
!
!
! !
!

!

!
! !

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com