© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

domingo, 17 de novembro de 2019

PIB pernambucano superou o nacional em 2017

Maurílio lima, diretor-executivo da condepe/fidem, apresenta números do PIBFoto: Marina Barbosa/Folha de Pernambuco
Após dois anos consecutivos de queda, 2015 (-3,5%) e 2016 (-3,3%), o PIB do Brasil voltou a crescer em volume, de acordo com o Sistema de Contas Regionais de 2017. O levantamento, realizado pelo IBGE em parceria com os órgãos estaduais de estatística, secretarias estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), divulgado na quarta-feira, revelou que em 2017, o PIB nacional cresceu 1,3% na comparação com 2016.

Em Pernambuco, no período, a taxa de crescimento foi de 2,1% se comparado com 2016, o que colocou o estado em 17º no ranking do PIB per capita entre os demais. No ano, a soma total das riquezas produzidas em Pernambuco em valores correntes foi de R$ 181,5 bilhões. Estes números foram puxados pela agricultura (9,8%) e pela indústria da transformação (7,9%).

Segundo o IBGE, o avanço de Pernambuco no setor das indústrias de transformação foi impulsionado pelo segmento de fabricação de automóveis, camionetas e utilitários, sendo que em 2017 o estado já respondia por quase 30% deste segmento. “O levantamento confirmou os números que mostraram que a economia pernambucana voltou a crescer em 2017, começando um processo de recuperação, considerando os anos 2015-2016, com queda nas estimativas, registrando desempenho acima do nacional”, explicou o gerente do Condepe/Fidem, Maurílio Lima.

No estado, a apresentação foi simultânea aos resultados do período de todos os estados da federação, realizado pelo IBGE através do Sistema de Contas Regionais do Brasil (SCR) com os resultados do Sistema de Contas Nacionais (SCN).

Além dos números do ano de 2017, a Agência Condepe/Fidem mostrou dados retratando a economia pernambucana ao longo de 20 anos de vigência do sistema. Já o IBGE divulgou os resultados de todos os estados da Federação para o mesmo ano. A divulgação do levantamento marcará as comemorações dos 20 anos de divulgação do SCR. Para a presidente da Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, os dados mostram que o estado vem caminhando de forma correta, realizando investimentos em ações estruturadoras.

20 anos
Durante a apresentação do PIB de 2017, Maurílio Lima fez um breve histórico desde a criação até os dias atuais do Sistema de Contas Regional. Ele explicou que nos anos 90 a demanda por informações socioeconômicas regionais aumentou, influenciada pela Constituição Federal de 1988, que procurou dar maior responsabilidade e autonomia aos poderes locais na gestão dos recursos tributários para a execução das políticas de desenvolvimento regional. “Em dezembro de 1999, ocorreu a 1ª divulgação do SCR. De lá para cá, foram cerca de 12 reuniões técnicas visando a disseminação da metodologia, capacitação dos técnicos estaduais e avaliação dos resultados”, explicou.

Da Folha de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com