© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Filhos de Noé da Ciranda mantêm vivo o legado da Ciranda Rosa Branca em Surubim

Foto: Reprodução/ Divulgação
Após a morte de Noé da Ciranda, ícone da cultura popular de Surubim, a família decidiu seguir em frente e manter vivo o legado deixado pelo mestre. Os parentes resolveram prosseguir com o projeto Ciranda Rosa Branca, atendendo ao desejo da comunidade, de amigos e do próprio Noé, que sempre demonstrou preocupação em não deixar a tradição morrer.


O chamado para a continuidade surgiu no dia do velório e do sepultamento do artista. Durante a despedida, familiares e amigos cantaram cirandas em homenagem a Noé, contou um dos filhos do poeta, Agací Souto Maior Barbosa, em recente entrevista na Rádio Integração FM. Segundo ele, foi nesse momento que os filhos sentiram a responsabilidade de assumir o microfone e seguir cirandando. A primeira apresentação de Agací aconteceu ali mesmo, em um momento marcado por forte emoção.


Atualmente, a Ciranda Rosa Branca conta com três filhos de Noé como cantores, Agací, Cristiano e Crisneide, além de Caila Rebeca, neta do mestre, que atua no apoio à organização. Alberto, também filho de Noé, é responsável pela percussão. Outros familiares e músicos que já acompanhavam o artista seguem integrando o grupo.


Ainda conforme Agací, Noé não costumava dividir o microfone, mas sempre incentivou os filhos a aprenderem e viverem a ciranda. “Todos cresceram envolvidos com a tradição, participando dos ensaios e apresentações”.


A agenda já tem compromisso. A Ciranda Rosa Branca se apresenta no dia 9 de janeiro, no Festival Mamulengá, em Lagoa Nova, zona rural de Surubim. Como prévia, foi realizado um ensaio aberto neste  sábado (20), em Lagoa Queimada, no terreiro da casa onde Noé nasceu. O local era especial para o artista, que fazia questão de realizar ali, mensalmente, cirandas especialmente com os jovens, para garantir a preservação da cultura.


O legado de Noé da Ciranda também segue ganhando reconhecimento fora de Surubim. O curta-documentário “Noé da Ciranda”, produzido pelo jornalista e produtor cultural João Marcelo Alves, foi exibido neste fim de semana na 16ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, um dos mais importantes do país. A obra retrata o cotidiano do artista, sua poesia, sua musicalidade e a força agregadora da ciranda nas comunidades por onde passou.


“Para a família, é motivo de gratidão e emoção. Mais do que lembrar o artista, a missão agora é manter viva a ciranda, levando o povo novamente para as ruas, calçadas e terreiros, como Noé sempre defendeu. A Ciranda Rosa Branca segue viva, porque como dizia o mestre, acaba o homem, fica a fama”, concluiu Agací.


O contato para apresentações é (81) 9-9907-2179. Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram: @noedaciranda.


Do Correio do Agreste





Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com