A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 7ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (7ª DEAM/DPMUL) realizou, na manhã desta sexta-feira (5), uma ação da Campanha Laço Branco no município de Surubim. A atividade integrou o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro, reforçando a importância do engajamento masculino no combate a todas as formas de violência de gênero.
Como parte das ações do mês, a equipe da 7ª DEAM esteve presente em pontos estratégicos da cidade, como na Praça Dídimo Carneiro, onde realizou conversas com homens, fez panfletagem e incentivou uma postura ativa na prevenção à violência, incluindo a atenção às microviolências que marcam o dia a dia de muitas mulheres.
Os policiais civis também estiveram na Escola de Referência Maria Cecília, onde conversaram com estudantes sobre respeito, cultura de paz e prevenção à violência contra a mulher, fortalecendo o papel da educação como ferramenta transformadora e essencial na construção de uma sociedade mais segura e igualitária.
A iniciativa teve como objetivo provocar a reflexão sobre os papéis e responsabilidades dos homens na construção de relações mais justas e livres de abuso, destacando a necessidade de reconhecer e enfrentar as pequenas violências presentes no cotidiano, comportamentos sutis, porém danosos, que reforçam desigualdades e contribuem para a perpetuação da violência contra a mulher.
Durante as ações, a delegada Leia Bárbara Santana destacou a relevância da mobilização: “Falar sobre violência contra a mulher não é apenas discutir grandes atos de agressão, mas também as práticas sutis que reforçam a desigualdade. Precisamos que os homens se reconheçam como agentes essenciais na mudança dessa realidade. Cada atitude conta.”
O Laço Branco, símbolo da campanha, representa o compromisso público de rejeição a qualquer ato de violência e de promoção de uma cultura de respeito, equidade e proteção às mulheres.



.jpeg)
.jpeg)



















