![]() |
Fotos - Crédito Makermídia |
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio PE) deu início à 20ª edição da Missão Empresarial Nordeste do Brasil ao Japão e à República Popular da China, com uma programação de 18 dias que reúne 65 integrantes entre empresários, autoridades e dirigentes de entidades de classe de estados do Nordeste, Sul e Sudeste. O primeiro destino da comitiva foi Osaka, no Japão, onde passaram dois dias dedicados à Expo 2025, evento que reúne representantes de 158 países e deve atrair cerca de 28 milhões de visitantes ao longo de seis meses. A missão conta com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PE), do Serviço Social do Comércio (Sesc-PE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE).
No Pavilhão do Brasil, coordenado pela ApexBrasil sob curadoria da cenógrafa Bia Lessa, a delegação acompanhou a experiência imersiva estruturada em cinco atos que abordam construção de uma nova humanidade, urbanização interconectada, colapso ambiental e renovação, com arquitetura aberta inspirada no pavilhão brasileiro da Expo de 1970 e ambientação que utiliza objetos infláveis, painéis conceituais e dispositivos de interação para estimular participação do público e networking setorial. Além disso, a comitiva visitou o pavilhão Future City e os pavilhões de Taiwan e da Osaka Metropolitan University, conhecendo iniciativas de inovação, tecnologia e sustentabilidade. “É uma alegria receber no Pavilhão Brasileiro a delegação da Fecomércio de Pernambuco em integração com as federações do Estado do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul e com os Sebraes parceiros, o pavilhão está de portas abertas e a expectativa é de uma missão exitosa”, afirma Pablo Felinto Lira, diretor do Pavilhão na Expo Osaka.
Em Tóquio, a agenda incluiu reuniões com a Japan International Cooperation Agency (JICA) e a Japan External Trade Organization (JETRO), além de visitas institucionais à Embaixada do Brasil, ao Banco do Brasil e à Câmara de Comércio Brasileira em Tóquio, com pautas voltadas para mobilidade urbana, cidades sustentáveis e comércio internacional. Os dirigentes também reforçam a integração entre federações para o compartilhamento de práticas em educação, tecnologia e inovação, movimento resumido pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Rio de Janeiro, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, que destacou: “estar em Osaka ao lado da Fecomércio de Pernambuco permite somar estruturas e necessidades diferentes, compartilhar conhecimento dentro do Sistema Fecomércio e levar aprendizados em educação e tecnologia para o Rio de Janeiro com uma delegação composta por empresários e lideranças setoriais”.
Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac-PE, comentou a relevância da missão para a projeção do Nordeste e do Brasil na Ásia. “A presença na Expo representa uma oportunidade estratégica para mostrar o que Pernambuco e o Nordeste têm a oferecer em inovação, talento e cultura, além de abrir portas para parcerias comerciais e projetos de cooperação. A agenda em Osaka e Tóquio também incluiu reuniões com a Japan International Cooperation Agency e a Japan External Trade Organization, além de visita institucional à Embaixada do Brasil, tratando de temas como mobilidade urbana, cidades sustentáveis e comércio internacional”, comentou.
O presidente também ressaltou a articulação entre federações de diferentes estados e os resultados de experiências anteriores como base para esta missão. “O Japão foi escolhido como ponto de partida por sua relevância histórica e econômica: comemoramos 130 anos da imigração japonesa no Brasil e estamos diante da quarta maior economia do mundo, um parceiro estratégico para nosso país. Essa soma de esforços permitiu reunir uma delegação robusta, com representantes do poder público e da iniciativa privada em torno de tecnologia, educação e inovação’, afirmou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac-PE.
Missão - Após a passagem pelo Japão, a missão segue para a China, onde os integrantes visitarão Shenzhen, considerada o Vale do Silício chinês, com polos de inovação tecnológica e a sede da Huawei, referência global em telecomunicações e infraestrutura digital. Em Pequim, no dia 11 de setembro, será realizado o Seminário sobre Oportunidades de Investimentos e Negócios no Nordeste do Brasil, com a participação de empresários chineses e brasileiros. A atividade terá apresentações institucionais da Fecomércio-PE, do Sistema S e do Sebrae e busca apresentar cases de sucesso, fortalecer relações comerciais e abrir novos canais de investimento para a região.