Após o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, uma série de medidas estão sendo tomadas para impedir a doença de se espalhar. Em Pernambuco, nenhum caso foi registrado até o momento, mas a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) informou nesta segunda-feira (19) que irá publicar seu Plano de Contingência para Influenza Aviária, alinhado às diretrizes do Plano Nacional.
O objetivo é estabelecer ações preventivas e de resposta rápida à eventual introdução do vírus no território estadual. O plano inclui protocolos como notificação imediata de suspeitas, coleta de amostras, investigação epidemiológica e, se necessário, medidas de controle sanitário e erradicação de focos.
Além disso, a Adagro reforça a importância da colaboração de produtores, criadores e da população em geral para a notificação de qualquer suspeita nos canais oficiais de vigilância. No entanto, segundo a assessoria de comunicação do órgão, a divulgação da data da implantação do plano só deve ser feita nesta terça (20).
Durante coletiva de imprensa, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, atualizou o cenário nacional da doença. Segundo o ministro, sete casos suspeitos estão sob investigação no Brasil. Três deles, localizados nos municípios de Nova Brasilândia (MT), Grancho Cardoso (SE) e Triunfo (RS), já tiveram resultado negativo para o vírus.
As outras quatro amostras seguem em análise laboratorial, coletadas em aves silvestres nos municípios de Ipumirim (SC), Salitre (CE), Aguiarnópolis (TO) e Estância Velha (RS). Embora nenhuma dessas ocorrências envolva animais de produção comercial até o momento, o Ministério da Agricultura reforça que o monitoramento deve ser contínuo e rigoroso.
Do Diario de Pernambuco