A live será comandada pelo editor, Luís Fernando Germano, a partir de 19h. O qual será transmitido ao vivo, através do perfil no YouTube (@negocioseinformes ), onde os seguidores poderão interagir. Para assistir, clique AQUI.
A live será comandada pelo editor, Luís Fernando Germano, a partir de 19h. O qual será transmitido ao vivo, através do perfil no YouTube (@negocioseinformes ), onde os seguidores poderão interagir. Para assistir, clique AQUI.
Agências bancárias não abrem
As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no dia 1/05, quinta-feira, feriado bancário pelo Dia do Trabalho. As compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a TED. O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Na sexta-feira, 2/05, o atendimento ao público segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo.
Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento no feriado (1/05) poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 2/05, sexta-feira, nas localidades onde não há feriado. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
Matéria atualizada, às 14h22 no dia 30 de abril de 2025.
Dois Festivais de Repentistas movimentam a região neste Dia do Trabalhador e na sexta-feira (2). O primeiro deles será em Santa Maria do Cambucá, na quinta-feira, 1.° de maio. O evento, que chega à sua 18.a edição este ano, acontece a partir das 19h, no Palhoção Severino Malaquias de Melo com apresentação de Felizardo Moura e participação das duplas: Raimundo Caetano e Luciano Leonel; Jonas Bezerra e Edvaldo Zuzu; João Lourenço e Hipólito Moura, Ivanildo Vila Nova e Zé Viola; Jairo Silva e Jeferson Silva; Edimilson Ferreira e Antônio Lisboa. O festival contará também com a participação especial da dupla Mário Alves e Luiz Sebastião, que são naturais de Santa Maria do Cambucá. Nesta edição, o homenageado será o ex-vice-prefeito do município, Severino Francisco de Lima, mais conhecido por “Seu Nim”, falecido em 2016.
Já em Frei Miguelinho, o festival será realizado na sexta-feira (2), às 19h, na Escola Municipal Gaudêncio Assunção, no distrito de Lagoa de João Carlos. As duplas que irão se apresentar são: Raimundo Caetano e Jonas Bezerra; João Lourenço e Daniel Olímpio; Severino Dionízio e Zé Viola; Edvaldo Zuzu e Antônio Lisboa; Hipólito Moura e Edimilson Ferreira; Pedro Paulo e Marivaldo dos Anjos. Haverá também o chamado “Show de Canções” com os conhecidos “Meninos de Guriatã”: Ramos da Saudade e Manoel Mariano.
A apresentação ficará a cargo de Felizardo Moura e a declamação com Chico D’Assis. O homenageado deste ano será o locutor de Vaquejada e poeta, Zito Barbosa, que faleceu em 2013.
Os festivais são organizados por Nêgo do Mandurí, que no de Lagoa de João Carlos, tem como parceiro Orlando da Farmácia. Os eventos recebem o apoio das Prefeituras dos seus respectivos municípios.
Do Correio do Agreste
Empresas de confecções de Pernambuco viveram uma experiência enriquecedora, tanto em se tratando de desenvolvimento e visibilidade de marca quanto de realização de novos negócios. Por meio de uma iniciativa do NTCPE (Núcleo Gestor da cadeia Têxtil e de Confecções em PE) com o Sebrae/PE, dez marcas participaram, em São Paulo, da 58ª FIT 0/16, a maior feira internacional de moda infantojuvenil e bebê da América Latina, que aconteceu de 27 a 29 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“A proposta dessa iniciativa conjunta com o Sebrae/PE foi a de fortalecer o setor de moda pernambucana para crianças e pré-adolescentes em âmbito mundial, tornando-as reconhecidas pela alta qualidade dos produtos e mais competitivas em um mercado que tem um crescimento exponencial”, ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.
As marcas Pingo de Gente (Paulista), Java Baby (Bezerros), Pibiti (Brejo da Madre de Deus), KRN Kids (Cupira), Pithbet Kids (Santa Cruz do Capibaribe), Turma de Meninas (Surubim), Tatu Caju (Caruaru), Boneca de Barro (Caruaru), Flor de Menina (Caruaru) e Lico Lica (Caruaru) tiveram a oportunidade de apresentar seus catálogos de roupas produzidas para o público de 0 a 16 anos a varejistas e atacadistas de vários estados brasileiros e também de outros países.
Emília Pontual, proprietária da Lico Lica, que atualmente participa do Programa de Incubação do NTCPE, afirma que expor em um evento tão grandioso tornou-se um marco para a empresa: “é um orgulho imenso mostrar o nosso potencial têxtil, captando clientes do Brasil e de outros países, que são clientes potenciais. Estamos muito felizes e agradecidos ao NTCPE e ao Sebrae/PE por acreditar no nosso trabalho”.
Para Pietra Lemos Costa, CEO da Tatu Caju, valeu muito a pena estar entre grandes marcas do setor: “trouxemos de Pernambuco o que há de melhor em moda infantil para apresentar ao mundo. A feira foi uma importantíssima para nós, pois trocamos experiências com novos fornecedores, lojistas, atacadistas, distribuidores e importadores. Eu super indico que, quem quiser vir, não perca a oportunidade”.
Dados da 57ª FIT 0/16 – Na edição de 2024, a feira recebeu mais de 12 mil visitantes do Brasil e de outros dez países, que viram de perto a produção de mais de 300 marcas expositoras, em três dias de evento. Ao final, foram gerados mais de 44 milhões de reais em negócios.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 29, por maioria, o reajuste tarifário anual da Neoenergia Pernambuco, com alta média de 0,61% para os consumidores da concessionária. O novo patamar valerá a partir deste dia 29 de abril.
Na classificação por grupos de consumidores, haverá redução média de 7,10% na tarifa para os consumidores em alta tensão, como grandes indústrias. Já os consumidores em baixa tensão ficarão com as tarifas elevadas em 3%. Esse segundo grupo considera consumidores residenciais, rurais, iluminação pública etc.
No balanço para a revisão tarifária, foi verificada queda nos custos de componentes financeiros da empresa e no custo com transporte. Por outro lado, houve elevação nos custos de distribuição, encargos setoriais e compra de energia.
O voto foi aprovado por maioria de três diretores contra dois. O relator e diretor Fernando Mosna havia proposto um encaminhamento sobre o tema das perdas não técnicas, que ocorrem via ligação clandestina, desvio direto da rede ou adulteração no medidor, por exemplo.
O consumidor, na prática, paga a conta de quem frauda ou furta energia. A Aneel reconhece na tarifa parte dos furtos de energia na tarifa para ajudar a empresa a recompor as perdas.
A Neoenergia Pernambuco, com atuação em áreas de risco no combate às perdas, pediu para a Energisa Acre ser desconsiderada como concessionária de referência para as perdas não técnicas. A meta de perdas de uma determinada concessionária é estabelecida com base em empresas comparáveis e com menores índices de furtos de energia e problemas relacionados. A Neoenergia defendeu que os desafios enfrentados não estão refletidos nas metas.
O diretor Mosna, acompanhado pelo diretor Ricardo Tili, votou por medida cautelar para desconsideração da Energisa Acre como "benchmark" para a definição da meta de perdas não técnicas da Neoenergia PE.
Além disso, o voto dos dois diretores foi por determinar à Superintendência de Gestão Tarifária (STR) da Aneel que, no prazo de 180, realizasse uma análise de mérito dos argumentos apresentados pela Neoenergia Pernambuco.
Os dois diretores votaram ainda que o referencial regulatório de perdas não-técnicas para a Neoenergia PE, na revisão tarifária de 2025, ficasse no porcentual de 16,31% sobre o mercado de baixa tensão medido, até a conclusão da análise técnica definitiva.
![]() |
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil |
O Fies concede financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa federal e têm avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado em 6 de maio, com chamada única e lista de espera.
Caso seja pré-selecionado, o estudante deverá comparecer à instituição de ensino superior entre 7 e 8 de maio, no horário de atendimento, para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição, como a condição de deficiência ou a renda familiar mensal bruta per capita. Confira a matéria completa, clique AQUI!!!
Teve início nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções, o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente da entidade, Marcelo Gouveia, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de deputados federais e estaduais. Com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o evento segue até a quarta-feira (30), reunindo representantes de todo o estado em debates e ações voltadas ao fortalecimento das gestões locais.
“O Congresso é um espaço de construção coletiva, de troca de experiências e busca por soluções concretas. Pernambuco se encontra aqui, do litoral ao sertão, para trabalhar a melhoria dos municípios e da vida das pessoas. Visitem a caravana, os estandes da Feira da Amupe. São muitas inovações tecnológicas, ministérios, bancos e empresas públicas à disposição para destravar projetos parados ou tirar dúvidas”, destacou Marcelo Gouveia.
Representando o Governo Federal, o secretário nacional de Relações Institucionais, Ilário Marques, realizou a abertura oficial da Caravana Federativa, um dos principais destaques do evento. A iniciativa reúne ministérios, bancos públicos e órgãos federais para oferecer atendimento direto aos gestores municipais. “Fortalecer o federalismo é fortalecer o municipalismo. Estamos aqui para construir parcerias e abrir caminhos para melhorar a vida das pessoas nos municípios”, afirmou Ilário.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Valdecir Pascoal, também enalteceu a importância do Congresso. “Tive a oportunidade de ler a programação e todos os temas desafiadores dos municípios estão em pauta, desde educação à questão fiscal. Parabéns à Amupe pela organização e por manter essa tradição tão relevante para a gestão pública”, pontuou.
Durante os três dias de programação, o público poderá acompanhar painéis temáticos, oficinas, atendimento técnico e institucional da Caravana Federativa e da iniciativa “Vamos Mudar Juntos”, do Governo de Pernambuco, que traz mais de 20 secretarias estaduais para o evento. Para a governadora Raquel Lyra, “é claro o esforço diário dos prefeitos e prefeitas, que estão na ponta, lidando diretamente com os desafios da população. O Governo do Estado está de portas abertas para construir soluções conjuntas, com diálogo, escuta e parceria. Só com união conseguiremos transformar a vida das pessoas nos nossos municípios”, afirmou.
Em Surubim, o Posto Maracajá (PE-90) está com oportunidade de emprego para Frentista. Os requisitos constam abaixo.
Interessados (a), entregar o currículo na sede do Posto Maracajá o mais breve possível, o endereço é na Rodovia PE 90, S/N (após a 29ª Ciretran de Surubim), ou através do e-mail: postomaracaja@postomaracaja.com.br
Frentista - Requisitos:
-Disponibilidade para horários
-Proatividade
-Pontualidade
-Trabalho em equipe
- Boa comunicação
-Ensino médio completo.
Nos últimos anos, Pernambuco tem se destacado no Nordeste com sua localização estratégica que favorece a atração de investimentos na infraestrutura local e o impulso na atração e na instalação de empresas multinacionais que têm o estado como plataforma para distribuição de seus produtos. A prática faz com que Pernambuco se consolide como um hub logístico.Foto: Rafael Vieira/DP Foto
De acordo com dados da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), de 2023 até março de 2025, por meio do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), foram aprovados 52 projetos de implantação de Centrais de Distribuição em Pernambuco. No estado, outros 62 projetos também foram aprovados para ampliação de operações.
Já no setor de empresas importadoras atacadistas, foram aprovados 40 projetos de implantação e 63 de ampliações. No período, também foram aprovados 114 projetos de implantação e ampliação de Centrais de Distribuição e 103 de importadores atacadistas. No total, são 217 projetos potenciais que se instalam em Pernambuco para reforçar o potencial do estado como hub no setor.
O diretor-presidente Adepe, André Teixeira Filho, destaca que Pernambuco tem uma localização estratégica no centro do Nordeste e, por isso, tem investido em sua infraestrutura logística, com a ampliação da capacidade de fluxo rodoviário, marítimo e aéreo. “Somente em estradas, estamos falando em R$ 5,1 bilhões. Hoje, Pernambuco é o segundo estado com maior atração de investimento estrangeiro no Nordeste e isso se deve ao ambiente de negócios e à capacidade de investir em infraestrutura. Por estar no coração do Nordeste, nós nos tornamos um centro de distribuição natural, por aproximar produção e mercados consumidores", aponta.
O presidente do Lide Logística e sócio da FTLOG, Felipe Trigueiro, endossa essa posição. Segundo ele, além da posição geográfica privilegiada, o estado tem capacidade aeroportuária e o Porto de Suape, que conectam a região a rotas internacionais. “O mercado de atuação (de logística) pode impactar 80% do PIB da região, aproximadamente, facilitando e agilizando o prazo de entrega de produtos entre os estados e conectando com as regiões do interior, como a fruticultura”, analisa.
Trigueiro destaca também a conectividade oferecida pelos aeroportos do Recife e de Petrolina, que passam a exercer um papel cada vez mais fundamental com o crescimento do mercado de e-commerce, que está ligado ao mercado internacional. Segundo ele, esse impulso permite uma malha aérea mais ativa, possibilitando novos cenários para a economia do estado.
Toda essa estrutura permite que Pernambuco também tenha um dos principais polos de condomínio logístico da região. “Temos muitos metros quadrados disponíveis na região em construção ou já ocupados, que são atrativos para as empresas virem para Pernambuco e consolidar ainda mais essa posição como hub para o mercado do Nordeste, não apenas do estado”, aponta Felipe.
Todo o potencial pernambucano foi responsável por atrair empresas multinacionais gigantes no e-commerce como a Amazon, o Mercado Livre e a Shopee, que hoje operam com centrais de distribuição locais. “Para o e-commerce, Pernambuco tem uma alta representatividade no seu volume de vendas. Ao mesmo tempo que viabiliza a entrada dessas três empresas no estado, elas estão proporcionando uma malha logística para atender os estados vizinhos. Com isso, o prazo de entrega se adequa ao padrão que o mercado vem exigindo”, afirma o diretor-presidente Adepe. Teixeira Filho ressalta ainda que, com essa estrutura, é natural que ocorra uma pressão pela redução também no valor do frete.
Necessidade de novos investimentos
Segundo o presidente do Lide Logística, Felipe Trigueiro, os investimentos recentes feitos no Porto de Suape, nas rodovias, nos últimos anos, melhoram a qualidade rodoviária, revalidando o potencial de Pernambuco como polo logístico regional e reforçando a importância do setor para a economia local. “Cabe destacar os novos os investimentos que o estado vem trabalhando para que aconteçam na prática. Por exemplo, para sair do papel o projeto da do Arco Metropolitano. Com as novas licitações que estão saindo, num médio espaço de tempo, devem estar consolidado esse projeto. Além da luta para ter um ramal ferroviário com a Transnordestina ligando Suape a toda região Nordeste”, afirma.
Do Diario de Pernambuco
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (25) implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano.
“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.
Bandeiras tarifárias
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Por: Agência Brasil
Pernambuco tem uma média de R$ 152,23 por transação via Pix, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizado em março deste ano. A taxa de adesão ao sistema no estado é de 60,56% - número considerado alto para a média do Nordeste -, com uma média de transações por usuário de 37 por mês.
No estado, o crescimento do Pix impulsiona a modernização dos meios de pagamento e reflete diretamente no aumento do uso de maquininhas. Pequenos e médios negócios buscam diversificar as formas de recebimento, combinando o Pix com pagamentos via cartão para atender a diferentes perfis de clientes.
O Sicredi tem acompanhado essa transformação no mercado de pagamentos. No primeiro trimestre de 2025, a instituição financeira cooperativa registrou um valor transacionado por maquininhas de R$ 973 milhões no Nordeste, o que representa um crescimento de 80% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Desse total, R$ 205 milhões foram movimentados pelo Pix, de acordo com dados da Central Sicredi Nordeste. O volume reforça o impacto das soluções financeiras da cooperativa no fortalecimento das empresas, especialmente de pequenos e médios negócios.
“O crescimento do uso das maquininhas demonstra como estamos acompanhando a evolução tecnológica do mercado financeiro, proporcionando aos nossos associados todos os valores agregados a elas, que não se limitam apenas a pagamentos e recebimentos. Já em relação às transações via Pix por meio das maquinhas, é mais uma opção disponível para os associados que buscam segurança e praticidade, oferecendo diferentes formas de pagamento para atender às suas necessidades”, comenta Jussara Marques, Analista de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Nordeste.
Além do Pix, os pagamentos por aproximação seguem em alta. Mais de 60% das transações no Sicredi já são realizadas dessa forma em todo o país, demonstrando a adesão crescente a métodos mais ágeis e seguros.
Com a digitalização do consumo e a ampliação dos meios eletrônicos de pagamento, o cenário no Nordeste aponta para um crescimento contínuo. A tendência é de maior adesão ao Pix e a outros formatos digitais, impulsionando a economia e a modernização do comércio local.
Em 2024, mais de 1,4 milhão de brasileiros tiveram suas declarações retidas na malha fina. Com o prazo de entrega do Imposto de Renda 2025 se encerrando em 30 de maio, especialistas reforçam a importância de atenção aos detalhes para uma declaração precisa e sem surpresas.
Em 2024, mais de 1,4 milhão de brasileiros tiveram suas declarações retidas na malha fina. Com o prazo de entrega do Imposto de Renda 2025 se encerrando em 30 de maio, especialistas reforçam a importância de atenção aos detalhes para uma declaração precisa e sem surpresas.
O líder do segmento Alta Renda da XP no Norte e Nordeste, Paulo Pereira, especialista com quase 20 anos de experiência no mercado financeiro, alerta para os cuidados na declaração dos investidores este ano. Ela também destaca como novidade a declaração pré-preenchida pelos programas de declaração (PGD e aplicativo Meu Imposto de Renda), ainda com opções em que o programa apresenta cálculos e gera demonstrativo detalhado da apuração do imposto, de forma que o valor do imposto apurado reflita no resultado da declaração.
Em Pernambuco, são aguardadas mais de 1,2 milhões de declarações de Imposto de Renda em 2025. Atualmente, o número de investidores pessoa física na B3 no estado já ultrapassa 154 mil, o que ressalta a importância de orientação correta aos investidores na hora de fazer a declaração anual para evitar erros que podem gerar multas e retenção na malha fina. “O contribuinte pernambucano está cada vez mais engajado no mercado financeiro, mas ainda há muitas dúvidas sobre as obrigações fiscais que acompanham os investimentos. A educação tributária é parte essencial da jornada do investidor”, afirma Paulo Pereira.
Imposto de Renda 2025: os 3 erros mais comuns entre investidores — e como evitá-los
1. Equívoco nas alíquotas das operações:
Um erro frequente na declaração do Imposto de Renda é a aplicação incorreta das alíquotas nas operações realizadas ao longo do ano. Cada tipo de operação, como venda de ações, resgate de fundos de investimento ou rendimentos de aluguel, possui uma alíquota específica que deve ser aplicada para calcular o imposto devido. A utilização de uma alíquota errada pode levar a um pagamento a maior ou a menor do imposto, resultando em problemas com a Receita Federal.
2. Utilização inadequada da nota de corretagem
Algumas das práticas inadequadas mais comuns em notas de corretagem incluem omissão ou erros nos valores das operações, classificação incorreta de ativos ou operações (day trade e swing trade), não informar prejuízos ou ações recebidas por doação/herança, e omitir custos ou resgate de cotas de fundos, entre outros.
3. Imprecisão na declaração de investimentos internacionais.
Na declaração, bens que representem investimentos no exterior passam a permitir a informação do rendimento e do imposto pago (no Brasil e no exterior). “Apesar de não ser uma modificação que alcança muitas pessoas, pois é inferior a 5% do total de 46 milhões de declarações que vão ter rendimentos de aplicações financeiras no exterior, é importante que os investidores observem o preenchimento correto”, ressalta Paulo.
Cliente XP tem área dedicada ao IR no aplicativo
No aplicativo XP existe uma seção dedicada à declaração do Imposto de Renda 2025 onde estão disponíveis informações sobre investimentos nacionais e no exterior, bem como o processo de declaração, que também é enviado por e-mail. Mesmo após o envio, o cliente pode acessar as informações novamente - o que é útil em caso de correções ou retificações. “O auxílio profissional de um contador é crucial. A XP fornece todos os documentos necessários, porém a declaração de imposto de renda é uma tarefa em que este profissional é essencial para os declarantes”, avalia De Santi.
Guia Prático IR 2025
A XP desenvolveu um guia completo para auxiliar no preenchimento da declaração do IR com base no padrão do Informe de Rendimentos Financeiros relativo ao exercício 2025, ano-calendário 2024. Os tópicos abordados contemplam as principais informações referentes aos produtos financeiros oferecidos pela XP.
No guia você encontra:
Quem precisa declarar;
Prazo para entrega e multa;
Documentos necessários para o preenchimento;
Como entender o informe de rendimentos;
Outros campos e operações relevantes.
Para mais informações, acesse o guia completo: https://conteudos.xpi.com.br/conteudos-gerais/ir2025-manual-declaracao/
![]() |
Foto: Sesc Ler Surubim/Divulgação |
Em 29 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Dança, mas o Sesc Ler Surubim antecipa as celebrações com o projeto “Abril pra Dança”, realizando-o nesta sexta-feira (25) e no sábado (26). Com a proposta de fomentar e promover a fruição e formação da dança na cidade, a unidade realiza apresentações com grupos e estúdios de dança independentes e oficinas artísticas. Para assistir aos espetáculos, o Sesc incentiva o público a doar 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil.
Na sexta (25), às 18h30, no Sesc Ler, tem a Poesia do Corpo de Danilo Nascimento, Grupo de Dança Stellar, Arte Move, Paralelo, Arte e Movimento (Colégio Sta. Rita de Cássia), Studio de Danças Alyne Nayara, Contrapasso (ETE Antônio Arruda de Farias), Companhia de Dança Surubinense, Maktub, Duo Vitória Braz e Danilo Nascimento, Sorriso (EREM Severino Farias), Manifesto Cultura Popular (S. Lourenço da Mata), Dança do Corpo (Colégio Marista Pio XII) e Stella Duce – Amparo.
No sábado (26), também no Sesc Ler, a partir das 16h, se apresentam o Balé Infantil do Colégio do Amparo, Dança e Expressão do Colégio Fonte do Saber, Solo de Anna Clara do Studio de Danças Alyne Nayara, Ginástica Rítmica da Soft Academia, Grupo de Dança Mirim do Colégio do Amparo, Balé Recanto Infantil, Balé do Colégio Santa Rita de Cássia e o Recanto Infantil do Grupo de Dança de Alany Beatriz.
Para a realização do “Abril pra Dança”, o Sesc Ler Surubim conta com a parceria da Prefeitura de Surubim e apoio do Colégio Marista Pio XII.
Formações – No dia 26, serão realizadas duas oficinas gratuitas que prezam pela valorização da cultura pernambucana: “Danças Populares para as Infâncias”, com Adriel Gomes, das 8h às 10h, no Sesc Ler, com inscrição pelo link https://www.even3.com.br/ofiocina-abril-pra-danca-infantil-560513/; e “Raízes e Ritmos da Cultural Popular de Pernambuco”, com Alê Alves, Gel Lima e Felipe Matarazzo, integrantes do Manifesto Cultural Popular, das 8h às 12h, no Colégio Marista. O link https://www.even3.com.br/oficina-abril-pra-danca-2025-jovens-e-adultos-559441 é onde se faz a inscrição.
Serviço: Abril pra Dança
Realização: Sesc Ler Surubim, em parceria com a Prefeitura de Surubim e apoio do Colégio Marista Pio XII
Data: 25 a 26 de abril
Apresentações gratuitas, com ingressos de 1 kg de alimento não perecível
Informações: (81) 99805-0067 (Whatsapp)
Oficinas gratuitas:
-- "Danças Populares para as Infâncias", com Adriel Gomes
Inscrição: https://www.even3.com.br/ofiocina-abril-pra-danca-infantil-560513/; e
-- “Raízes e Ritmos da Cultural Popular de Pernambuco", com Alê Alves, Gel Lima e Felipe Matarazzo, integrantes do Manifesto Cultural PopularInscrição: https://www.even3.com.br/oficina-abril-pra-danca-2025-jovens-e-adultos-559441
Da Ascom
Entre as atrações, estão Mastigados do Forró, Marquinhos Show, Dorgival Dantas, Santanna, o Cantador, Wesley Safadão, Henrique e Juliano, e muitos outros.
A expectativa para o anúncio da programação do São João de Surubim acabou na noite dessa quinta-feira (24). O prefeito Cleber Chaparral (UB) anunciou as atrações que vão animar os dois polos de animação: Vila Forró, localizado na Rua João Batista, centro da cidade, e o Polo Principal, no Parque de Vaquejada J. Galdino. de Animais. O anúncio foi feito durante evento realizado no Clube Cara & Coroa, com presença de autoridades, imprensa, e animada por shows de Olavo Sanfoneiro e Adriano Estigado.
Homenageados: Dão Galdino, ícone da Vaquejada de Surubim (in memoriam). Olavo Sanfoneiro, artista da terra receberá justa reverência em vida, reconhecendo seu talento e trajetória musical.
De acordo com o gestor municipal, o evento será no formato de parceria público-privada, e com investimentos não oficiais de 50 milhões de reais; 90% com recursos públicos através do Governo do Estado, Ministério do Turismo e 10% do setor privado (Itaipava e Old Parr, marcas divulgadas nos cards do evento). Questionado pelo comunicador Jota Santos, o gestor informou que 90% da área do Parque será gratuito, e 10% da área será reservada para os camarotes (preços dos ingressos a serem divulgados, Serginho Multimarcas será revendedora nas lojas de Surubim e Limoeiro, vendas a partir de segunda-feira (28)).
Confira a programação completa do Polo Vila Forró - Rua da Prefeitura – Centro de Surubim
09 de junho (segunda): Forró dos Funcionários, Show especial com Mastruz com Leite; 12 de junho (quinta): Companhia de Dança Surubinense, Quadrilha Junina Fagulhas do Agreste, Olavo Sanfoneiro e Santanna, o Cantador; 13 de junho (sexta): Concurso de Quadrilhas Juninas e DJ Neto; 14 de junho (sábado): Concurso de Quadrilhas Juninas, DJ Vapor, D’Metade no Fole Assoprado e Josá Sanfoneiro; 15 de junho (domingo) Cantoria de Viola; 16 de junho (segunda): Mistura Fina e Dorgival Dantas; 17 de junho (terça): Forró do Grupo da Melhor Idade e Danilo Pernambucano; 18 de junho (quarta): Noé da Ciranda, Caju e Castanha e Novinho da Paraíba; 21 de junho (sábado): Forró Prime, Galdino Santos & Forró Mandú; 22 de junho (domingo): Forró do Palhaço Xililique; 23 de junho (segunda): Pedrinho Sanfoneiro e Banda Cicatriz; 24 de junho (terça): Galdino Santos, Dani Aguiar e Marquinhos Show; 25 de junho (quarta): Gyl Masseta e Forrozão Karkará; 26 de junho (quinta): Bráulio Bessa e Valda Sedícias; 28 de junho (sábado):Jonas Rodrigues eEugênio Sá.
Confira a programação completa do palco principal - Parque J. Galdino:
20 de junho (sexta-feira): Henrique & Juliano, Luan Santana, Ávine Vinny, Juciê e Olavo Sanfoneiro;21 de junho (sábado): Wesley Safadão, Léo Foguete, Grelo e Fabinho Moral,; 22 de junho (domingo): Alok, Maiara & Maraisa, Priscila Senna e Mastigados do Forró; 23 de junho (segunda-feira): Ana Castela, Gustavo Mioto, Nadson O Ferinha e Marcílio Arruda; 27 de junho (sexta-feira): Natanzinho, Zé Vaqueiro, Calcinha Preta, Eric Land e Geiza Santos; 28 de junho (sábado): Pablo, Mari Fernandez, Raphaela Santos, Waldonys e Pegadas de Pantera.
Da Redação - Negócios & Informes
A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou por unanimidade a Lei nº 18.843, de março de 2025, que cria o Cadastro Estadual de Famílias de Baixa Renda e Vulnerabilidade Socioeconômica e estabelece mecanismos diretos de integração das informações com a distribuidora. Com essa medida, cerca de 1,1 milhão de clientes da Neoenergia que possuem o direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (benefício que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica todos os meses), mas não aproveitam o benefício, serão contemplados.
Segundo a distribuidora, a expectativa é que milhares de famílias que atendem aos critérios legais sejam automaticamente incluídas na Tarifa Social.
A Neoenergia Pernambuco será responsável por utilizar os dados fornecidos pelo Estado para verificar, de forma automatizada, a compatibilidade entre os beneficiários do cadastro e os clientes da distribuidora. O processo deve acelerar o acesso ao benefício e garantir que ele alcance mais rapidamente as famílias em situação de vulnerabilidade.
“A Neoenergia foi a pioneira no País a fazer o cruzamento das pessoas cadastradas no CadÚnico com os titulares das contas de energia. Isso alavancou o número de pessoas com o benefício no Estado. Porém ainda existem muitas pessoas cadastradas no banco de dados do Governo Federal que não conseguimos achar porque não são titulares das faturas. Com o cadastro do governo, vamos ter informações adicionais que permitam realizar novos cruzamentos de dados. Nossa expectativa é aumentar consideravelmente o número de inscritos”, afirmou o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia Pernambuco, Rafael Motta.
A criação do Cadastro Estadual foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco, com autoria do deputado Gilmar Júnior (PV). A lei entra em vigor em 60 dias após sua publicação oficial e deverá contar com a colaboração direta da Neoenergia Pernambuco e de outros órgãos técnicos do governo estadual para sua plena implementação.
Da Folha de Pernambuco