© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Parque Ecológico José Irineu Cabral é inaugurado em Surubim

Um ano e três meses após ter sido lançado, o Parque Ecológico José Irineu Cabral foi inaugurado neste domingo (4), véspera do Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. A solenidade teve início por volta das 9h com a apresentação de Noé da Ciranda, que cantou músicas de sua autoria retratando os pássaros da nossa região e a natureza. Em seguida, o idealizador do parque e presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim, Fernando Guerra, falou sobre a iniciativa.



Idealizador do parque e presidente da Sociedade
dos Criadores de Surubim, Fernando Guerra,
falou sobre a iniciativa
(Foto: Robson Arruda/ Divulgação)
“A importância do parque é múltipla, porque aqui as pessoas da comunidade surubinense futuramente vão conhecer as espécies nativas da região. Será uma área direcionada ao lazer, à qualidade de vida. Vão ser 2,5 hectares, no Centro de Surubim. Nenhuma instituição pública tem um espaço como esse destinado à preservação da natureza. É uma sequência de beneficios extraordinários”. O terreno no qual o empreendimento está localizado, integra a área do Parque de Exposições de Animais, Antônio Farias, que pertence à Sociedade dos Criadores de Surubim.


Na cerimônia de inauguração, foram apresentados de forma oficial, os parceiros que irão desenvolver a estruturação do parque, a exemplo do escritório de arquitetura e engenharia Lins e França, que depois de realizar um minucioso levantamento topográfico da área, elaborou um estudo preliminar que foi detalhado ao público presente no evento.


Engenheiro Lucas França detalhou o estudo preliminar
que foi elaborado sobre o parque
(Foto: Robson Arruda/ Divulgação)
O projeto prevê a construção de pista para caminhada, parque infantil, anfiteatro, estacionamento, sementeira, palco mirante, lago e instalação de placas com os nomes das plantas nativas, conforme explicou o engenheiro Lucas França.


Após a explanação do projeto, a prefeita Ana Célia, a vereadora Ivete Ramos, o sindicalista Israel Crispim, e o contador Eudes Barbosa , da empresa Inovee Contabilidade, também parceira da iniciativa, fizeram pronunciamentos ressaltando a importância do parque para a região.


Na sequência, o biológo e paisagista Luciano Chagas, da Paisartes Garden, empresa  que anunciou apoio ao projeto antes mesmo do lançamento em 2022, falou sobre o acompanhamento que as plantas do parque terão, um trabalho que será coordenado por ele.


“Mensalmente iremos fazer ações que serão divulgadas pelo Instagram do parque, como dia de mutirão, dia de replantio. O espaço é enorme e agora temos um projeto delimitando a área de plantio, então vai ser melhor pra gente desenvolver o nosso trabalho”. As postagens vão acontecer no perfil @parqueecologicosurubim.


A cerimônia foi encerrada com um momento religioso presidido pelo padre Inaldo Silva,  que em sua fala ressaltou a importância do homenageado José Irineu Cabral. “Ele foi o surubinense que teve maior projeção nacional”, afirmou. O sacerdote benzeu as mudas  de ipê e uma de cedro que foram plantadas no local, simbolizando a inauguração do parque. Na cerimônia de lançamento, no ano passado, também foram plantadas cerca de 100 mudas de ipês.

Foto: Robson Arruda/ Divulgação)

Confira a matéria completa no Correio do Agreste, clique AQUI!

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com