© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Juros do cartão rotativo sobem novamente e chegam a 430% ao ano, maior taxa desde 2017

Os juros pagos por pessoas físicas no cartão de crédito rotativo chegou a taxa de 430,45% ao ano, maior alta desde março de 2017, quando o cenário era de uma taxa de 490%. Os dados foram divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira (26) a apontam também que a taxa média para empresas está em 142%.



Em fevereiro as pessoas físicas contavam com juros de 417,42%. A taxa média dessa modalidade não ficou abaixo de 400% ao ano desde de dezembro do ano passado.


O rotativo é um tipo de crédito oferecido aos consumidores que não conseguem realizar o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. Funciona como um empréstimo que os bancos e outras instituições financeiras disponibilizam para os clientes com dificuldades.


O Ministério da Fazenda vem articulando com representantes do setor financeiro formas de reduzir a taxa de juros cobrada nas operações com o cartão de crédito rotativo - que é reconhecida como a linha de crédito mais cara no mercado financeiro.


Conforme adiantado pelo Globo, há forte resistência de bancos, que rejeitam eventual tabelamento das taxas. Uma das ideias do governo é diferenciar os clientes que usam o rotativo esporadicamente e logo quitam a fatura e outros que vivem pendurados. O primeiro teria uma taxa mais baixa.



Outras modalidades

O cartão de crédito parcelado está com uma taxa de juros de 192,04%. No cheque especial, a taxa de juros cobrada em março ficou em 129,1%.


Ainda de acordo com o Banco Central, a taxa média de juros para pessoas físicas está no patamar de 58,26% ao ano e os juros pagos por empresas atingiram os 24,11%. O resultado do mês foi de uma leve redução em relação a fevereiro deste ano, que atingiu a taxa de 58,31% para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, a taxa estava em 24,09% em fevereiro. O levantamento considera o período até o fim de março.


Por Agência O Globo | Foto: Unsplash


Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com