© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Intenção de consumo das famílias pernambucanas aumenta 1,58% em relação a fevereiro e 11,12% comparado a março de 2022

Foto: Agência Brasil/EBC)

O índice geral da Intenção de Consumo das Famílias para Pernambuco apresentou 89,9 pontos neste mês de março, um aumento de 1,58% em relação ao mês de fevereiro e de 11,12% se comparado ao mesmo período de 2022. No entanto, segundo a Fecomércio-PE, que divulgou o corte local da pesquisa realizada pela CNC, nesta quarta-feira (22), há indicativos de que as condições de vida, embora tenham melhorado, levem a um consumo de bens e serviços por parte das famílias mais restrito.


Em relação ao emprego, a pesquisa apontou um índice de 103,8 entre todos os entrevistados em Pernambuco, enquanto a população com renda de até 10 salários-mínimos apresentou um índice de 101,4 e o público acima dessa faixa de renda indicou um índice de 128,6. Conforme o levantamento, a população com renda mais elevada está mais satisfeita com o emprego, muito embora, apenas 38,6% desta população se sinta mais segura com o trabalho, comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Fecomércio-PE, as diferenças encontradas na ICF em relação ao emprego podem ser influenciadas por diversos fatores, como o grau de escolaridade, qualificação profissional, localização geográfica e setor de atividade econômica em que os indivíduos estão inseridos, que acabam interferindo na segurança e satisfação com o emprego.


Já sobre perspectiva profissional, a pesquisa apresenta um índice de 93,2 pontos entre os entrevistados no estado pernambucano. Enquanto a população com renda de até 10 salários-mínimos indicou um índice de 90,7, a população acima de 10 salários-mínimos apresentou um índice de 119,5. Da menor faixa de renda, 38,6% indicou uma perspectiva profissional negativa.


50,8% dos pernambucanos avaliam a renda familiar igual a do ano passado

O índice geral sobre a renda em comparação com o mesmo período de 2022 foi de 98,2. A população com renda de até 10 salários-mínimos registrou um índice de 94,7, enquanto a população acima dessa faixa de renda indicou um índice de 134,5. Das famílias com a menor faixa de renda, 27,2% indicaram uma renda familiar pior quando comparado ao mesmo período do ano passado. 


Sobre a facilidade de adquirir empréstimo/crédito, o índice apontou um indicador de 100,5 para todos os entrevistados. A população de até 10 salários-mínimos indicou um índice de 97,1. Já a população com renda superior a 10 salários-mínimos apresentou um índice de 135,9.


Em relação ao nível de consumo, a pesquisa mostrou que 51,8% das famílias com renda até 10 salários-mínimos estão comprando menos quando comparado ao ano passado, enquanto a população que recebe acima de 10 salários-mínimos indicou que 45% estão comprando mais. O índice geral do indicador ficou em 75 pontos.


Perspectiva de consumo entre os pernambucanos é menor em comparação ao ano passado

Ainda de acordo com o recorte local realizado pela Fecomércio-PE, em Pernambuco, 42,1% das famílias com renda até 10 salários-mínimos indicaram que esperam um consumo menor do que no ano passado, enquanto 43,2% das famílias com renda superior a 10 salários-mínimos têm a expectativa de que o consumo seja igual ao de 2022.


Acerca do momento para aquisição de bens duráveis, como eletrodomésticos, TV, som, etc, 53,4% das famílias com renda até 10 salários-mínimos acreditam que é um mau momento para adquirir esses bens, enquanto 55,9% das famílias com renda superior a 10 salários-mínimos indicaram que ser um bom momento. 


Na avaliação da Fecomércio-PE, a pesquisa mostrou que a população com renda mais alta está mais satisfeita com relação ao emprego, perspectiva profissional e renda, enquanto a população de baixa renda apresentou indicadores negativos nessas mesmas áreas. Além disso, o levantamento apontou uma desigualdade em termos de renda para os próximos meses em Pernambuco, com a população de baixa renda apresentando expectativas de consumo menores em relação ao ano passado.

 

Sobre a pesquisa

A análise é feita considerando a ótica de otimismo ou pessimismo do consumidor. Quando o índice fica abaixo de 100 pontos, indica pessimismo. Valores acima de 100 pontos indicam otimismo.  


Do Diario de Pernambuco

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com