© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 14 de março de 2023

Em Pernambuco, cresce número de bares e restaurantes que operam sem lucro

Uma nova pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) revelou um cenário preocupante para o setor. De acordo com o levantamento, cresceu o número de estabelecimentos operando com prejuízo no estado. O total, que era de 16% em dezembro do último ano, passou para 23% em janeiro de 2023.


Além dos estabelecimentos que notaram prejuízo, 37% trabalharam com estabilidade e apenas 50% cpnseguiram registrar lucro. Para a Abrasel Nacional, a combinação de dívidas caras e o baixo retorno está colocando o setor de alimentação fora do domicílio em uma trajetória considerada explosiva. "Quer dizer que mais da metade do setor está operando sem lucro", afirmou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel Nacional.


A pesquisa mostrou que 56% dos bares e restaurantes não estão conseguindo reajustar os preços conforme a média de inflação, que foi de 5,77% no período, enquanto 37% dos estabelecimentos fizeram reajustes abaixo do índice e 19% não conseguiram fazer reajuste algum. Outros 33% aumentaram os preços conforme a média e apenas 11% aumentaram os valores do cardápio acima do índice citado.


Entre as empresas, 66% têm hoje empréstimos bancários contratados. Desse total, a inadimplência é de 12% entre os que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 10% entre os que aderiram ao Pronampe, número acima da média nacional do programa, que é de 5,2%. A pesquisa revela ainda que, em média, 8% do faturamento dos estabelecimentos que têm empréstimos está empenhado no pagamento das parcelas. Com isso, 25% dessas empresas têm entre 11% e 20% do faturamento empenhados.


"Cerca de 66% do nosso setor está com endividamento a saldar ainda da época da pandemia. As parcelas ficaram de 30% a 40% mais caras e correspondem, em média, a 8% do faturamento. Como um setor que tem uma previsão de lucro de aproximadamente 12% pode arcar com um compromisso assim? A situação é dificílima e já leva 23% a operar no prejuízo", observou Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.


Quando o assunto é emprego, 20% dos bares e restaurantes ouvidos revelam que aumentaram o quadro de funcionários em janeiro, na comparação com dezembro. Outros 16% dizem ter reduzido as equipes, enquanto 64% mantiveram o mesmo número de funcionários.


Do Diario de Pernambuco | Foto: (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com