© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Setor de serviços encerra 2022 com alta de 11,2% em Pernambuco

Superando a média nacional, que ficou em 8,3%, o setor de serviços em Pernambuco encerrou o ano com alta de 11,2%. O resultado positivo foi divulgado nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).


De acordo com o levantamento, o índice registrou avanço de 1,4% em dezembro do último ano, na comparação com o mês anterior. Já no comparativo entre dezembro do ano passado e o mesmo mês de 2021, a alta foi de 6,8%, maior do que a média nacional  que ficou em 6%.  


Entre as cinco atividades de serviços abrangidas pela PMS, os serviços profissionais, administrativos e complementares aparecem como destaque em dezembro de 2022, com alta de 20,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os outros índices positivos ficaram com os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,7%) e serviços de informação e comunicação (5,8%). 


Por outro lado, a categoria outros serviços, que engloba a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos, teve a maior retração, de 17,3%. Já os serviços prestados às famílias, que incluem hotéis, bares, academias, salões de beleza e atividades de lazer em geral, caíram 2,2%.


No acumulado do ano, houve alta em todos os cinco segmentos pesquisados. Nesse período, os serviços profissionais, administrativos e complementares também estão em primeiro lugar (20,2%). Na sequência, estão os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,8%), serviços prestados às famílias (11,8%), outros serviços (3,8%) e serviços de informação e comunicação (1,4%).


Com relação ao volume das atividades turísticas no estado, índice que também é medido pelo IBGE, Pernambuco registrou um avanço de 16,1% no acumulado de 2022. No país, o avanço foi de 29,9%.


 Por Diario de Pernambuco | Foto: Reprodução/Pexels

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com