© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Por Alfredo Neto - Coluna Política | Integração para o desenvolvimento das Matas

Dando sequência aos encontros regionais com os prefeitos, ontem, a governadora Raquel Lyra (PSDB) esteve com 43 gestores das Zonas da Mata Norte e Sul. Desde o primeiro momento da reunião, a fala dela esteve concentrada no desenvolvimento econômico integrado. Notadamente, proposta realista. As oportunidades geradas pelas cidades maiores e que concentram grandes investimentos, a exemplo de Vitória e Goiana, precisam refletir de forma mais acentuada nos menores.



Claro, isso não acontece da noite para o dia. Mas, independentemente do tamanho e respeitando as particularidades, as cidades precisam de estruturas básicas. Por isso, a importância de obras que simbolizam desenvolvimento, podendo aqui citar estradas, gás natural e abastecimento de água como exemplos. A governadora combinou que dentro do pacote de obras paralisadas, as quais serão listadas pelos prefeitos, as prioridades ficarão para aquelas com 80% concluído.


 

A iniciativa do diálogo democrático e da construção coletiva é o primeiro passo. E isso estamos vendo. Claro, que sejam passos mais rápidos, mas sem perder o rumo e a segurança, pois os pernambucanos estão necessitados para ontem. E o que se espera ainda mais dos representantes é gestão. Isso significa colocar divergências, vaidades e ciúmes dentro do baú e passar a chave. Em muitos casos, o desenvolvimento esbarra na “politicagem”. Essa nunca ajuda.



João Alfredo – Ex-prefeita por três mandatos, Maria Sebastiana (PSD) anunciou que concederá entrevista no próximo sábado, na Rádio Integração de FM (Surubim), para falar de novos projetos, inclusive políticos, e esclarecer fatos. A informação movimentou os bastidores políticos da cidade. Uma fonte ligada ao PSD, ouvida em reserva pelo colunista, não quis adiantar detalhes, mas soltou que, possivelmente, são os primeiros movimentos de uma pré-candidatura a prefeita em 24.



Limoeiro – Com Ricardo Teobaldo (PODE) fora da Câmara dos Deputados, os olhares dos limoeirenses se voltam, no tocante a indicação de emendas parlamentares, para Pedro Campos (PSB). Entre os eleitos, ele foi o mais votado na cidade. O socialista, que inclusive tem grupo político de apoio local, precisa corresponder com envio de recursos. Agora, que não repita o irmão, João Campos (PSB), que foi majoritário em 2018 e o resto da história o povo já sabe de “cor e salteado”.


 

Desafio – Sem alarde, o engenheiro civil Romildo Porto tomou posse como presidente da Compesa. Ele assume com a missão de ampliar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em PE. Mas antes disso, assume com a obrigação de resolver os inúmeros problemas estruturais que impedem o abastecimento regular, mesmo onde existe água. Porto já ocupou o cargo de superintendente de Planejamento e de Tecnologia da Informação da estatal. Que faça diferente!



Rápidas

Surubim – A prefeita Ana Célia (PSB) assinou e encaminhou para Câmara de Vereadores o projeto de lei que regulamenta o reajuste do piso salarial dos professores em 14,95%, conforme determinação no MEC. Apesar de ser obrigatório, ela ganha pontos políticos com a rápida resposta.


 

Frei Miguelinho – O falecimento do ex-prefeito Lula da Capivara, aos 67 anos, deixou a região de luto. O político, que também atuou como vereador, lutava contra problemas de saúde, agravados nos últimos meses. Ele deixa esposa e dois filhos.


O povo quer saber – Essa paralisação de obras em PE para retomada após encontro com a governadora é estratégia política?


Do Blog do Agreste, Por Alfredo Neto - Quinta, 26 JAN 2023

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com