© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

IPVA 2023: startup lança calculadora para ajudar motorista a estimar valor

A poucas semanas do fim de 2022, as contas do ano seguinte viram motivo de preocupação. Para evitar surpesas, muitos brasileiros já começam a se programar financeiramente. Um dos compromissos  é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que deve tirar o sono de muitos motoristas, já que a expectativa é de aumento de cerca de 10% em 2023.


Com o objetivo de ajudar esses contribuintes a terem uma previsibilidade do valor que será gasto, a Zapay, startup de tecnologia e pagamentos focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, criou uma calculadora que traz essa estimativa por meio da consulta da placa do carro.


“O imposto chega na mesma época que várias outras despesas, e isso complica um pouco o orçamento das famílias. Por isso, o ideal é que elas já se programem. E foi pensando em facilitar a vida dessas pessoas que criamos essa página. Com a Zapay, também é possível esticar o parcelamento em até 12 vezes ou até mesmo pagar uma parte em Pix e outra no cartão de crédito”, diz Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.


IPVA

Tributo pago anualmente por proprietários de veículos para o Estado, o IPVA tem 20% do valor arrecadado direcionado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O restante é dividido: metade para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo, podendo ser destinado a vários setores como educação, segurança e infraestrutura.


O custo do IPVA varia de acordo com o veículo, pois é feito com base na alíquota sobre o valor de mercado do veículo definido pela Tabela Fipe, e de acordo com o estado, pois cada Detran tem autonomia para definir essa alíquota.


Por exemplo, em 2022, no Pará a porcentagem foi de 2,5%, já em São Paulo foi de 4%. Portanto, se um carro custa R$ 83 mil na Tabela Fipe, o IPVA será 2,5% desse valor no Pará. Porém para esse mesmo veículo em São Paulo, o IPVA custará 4% desse valor.


Além disso, cada Detran define o calendário de vencimento do pagamento do tributo, sendo os dígitos finais da placa do veículo a referência utilizada. Por isso, é importante ficar atento aos calendários divulgados no início de cada ano, acessando o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de cada estado.


Na hora de pagar o IPVA, o consumidor conta com duas opções. Ele pode acessar o site do Detran ou Secretaria de Fazenda do seu estado e acessar os débitos na aba “Consulta de Débitos” ou opção similar. Em seguida, preencher o número do Renavam, placa, e demais informações, selecionar os débitos que deseja gerar os boletos, e então efetuar o pagamento à vista no banco conveniado ao Detran do seu estado.


 Por: Fernanda Strickland - Correio Braziliense | Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com