© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Morre Jorge Uequed, criador do seguro-desemprego, aos 80 anos

Aos 80 anos, o político gaúcho e ex-deputado federal Jorge Uequed morreu nesta terça-feira (030, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Uequed estava internado no Centro de Terapia Intensivo (CTI) e tratava de complicações decorrentes de um câncer na medula óssea.


Uma das principais lideranças do MDB na oposição à ditadura militar, o ex-deputado federal teve trajetória ligada a outros políticos gaúchos como Pedro Simon e Paulo Brossard. Na Câmara, Uequed foi autor do projeto de lei 991/1988, que gerou a lei que criou o Seguro-Desemprego, o abono salarial e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), base orçamentária para o FGTS.


Construiu sua vida pública em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, onde foi vereador entre 1969 e 1974 e deputado federal entre 1975 e 1994, sendo um dos fundadores do PSDB no final de década de 80.


De origem libanesa, teve atuação destacada em defesa das relações entre o Brasil e os países árabes. Uequed também foi professor, advogado e jornalista.


A Federação Árabe Palestina do Brasil lamentou a morte nas redes sociais e afirmou que o ex-deputado "abraçou, desde muito cedo, a Causa Palestina, defendendo-a inúmeras vezes no plenário da Câmara com discursos firmes e necessários."



Ele deixa a esposa Rosemary, com quem foi casado por 50 anos, os filhos Luciane, Jorge e Gisele e os netos Yasmin, Luísa, Jorge e Santiago.


Por Agência O Globo - Foto: Reprodução/ Instagram

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com