© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Pernambucano de 12 anos ganha certificado da Nasa após descobrir dois asteroides

Jovem do município de Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, conta que descobriu os asteroides após quatro meses de pesquisa e diz já ter planos para continuar os estudos em astronomia



Um jovem pernambucano de 12 anos ganhou um certificado da agência americana de aeronáutica e espaço, a Nasa, após descobrir dois asteroides. Raul Ayres, que mora em Carpina, Zona da Mata de Pernambuco, conta que descobriu os dois asteroides após cerca de quatro meses de pesquisa e afirmou já ter planos para uma nova campanha de pesquisas em astronomia.


Os asteroides identificados por Raul ficam em Marte e Júpiter, numa área chamada Cinturão de Asteroides. O jovem contou que sempre teve vontade de estudar astronomia, até que um dia teve a oportunidade.


"Eu sempre tive vontade de pesquisar ciência, de fazer alguma pesquisa sobre ciência, só que eu nunca tive a oportunidade". 


Raul descobriu o programa International Astronomical Search Collaboration (IASC) em seu feed no Instagram.  O programa é parceiro da Nasa em uma colaboração internacional de pesquisa astronômica e responsável por atrair voluntários de diferentes partes do mundo.  


"Eu estava na rede social quando vi um post falando que iria começar uma nova campanha da Nasa, que é a caça de asteroides. Daí, eu cliquei no post para saber mais sobre esse assunto", relatou o jovem. 



Ele contou que se inscreveu no site do IASC para a campanha de "caça asteroides", no segundo semestre de 2021, e que recebeu a confirmação por e-mail de que estava participando. Raul Ayres passou a ter acesso ao software astrometrica, com sinais de um megatelescópio da Nasa no Havaí, por indicação do próprio programa. 


Pesquisando em casa, usando o computador do pai, Raul começou sua pesquisa em janeiro deste ano e levou cerca de quatro meses para descobrir os asteroides que lhe renderam a premiação. 


A gente pode pesquisar a hora que quiser. Daí, quando acreditar que achou os asteroides, se faz um relatório sobre objeto encontrado e envia para eles", disse. 


Após descobrir os asteroides, Raul enviou nesse relatório encaminhado para a Nasa dados dos achados, como tamanho, localização, velocidade e magnitude.


O estudante contou que o contato acontecia por e-mail, através dos documentos de pesquisa que eram enviados para que ele respondesse. 


Ansioso pelo resultado, que só saiu alguns dias após o envio do relatório e análise de especialistas,  Raul contou que ficou muito feliz com a descoberta e em ter podido colaborar com a ciência.


Quando perguntado sobre se já tinha feito algum teste para para avaliar seu QI., Raul respondeu: "Eu já tive vontade de fazer um tete de QI, mas eu nunca fiz." 


Na escola, foi motivo de orgulho e tem recebido muitos parabéns pela descoberta. Após o feito, o jovem já tem planos para dar continuidade aos estudos na área. Disse que no próximo mês começará outra pesquisa de caça asteroides, também da Nasa e que pretende continuar estudando astronomia. 


Da Folha de Pernambuco - Foto: Divugação



Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com