© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

PIB de Pernambuco fica estável em maio

A economia pernambucana demonstrou estabilidade entre maio e abril deste ano. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado registrou uma variação de 0,2% no período, dado divulgado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento do PIB de 0,3%. Apesar de apresentar uma pequena variação de crescimento, o segundo semestre pode ser melhor no Estado.


Retorno das atividades


“Depois da abertura das atividades econômicas vivenciadas no Estado, a economia de Pernambuco teve um pique em termos de recuperação mais no final do ano passado. Este ano começou uma acomodação, é uma estabilidade que coloca a perspectiva de no segundo semestre ter uma melhoria”, explicou o diretor de Estudos, Pesquisa e Estatística da Condepe/Fidem, Maurílio Lima.


Essa expectativa de melhoria no segundo semestre pode ser alcançada com a recuperação dos dados da indústria, que apresentou ainda resultado negativo entre abril e maio deste ano comparado ao mesmo período de 2021. Em relação ao ano passado, os números mostram que a agropecuária teve crescimento de 11%, a indústria registrou queda de 2,9% e os serviços tiveram um resultado de 0,6%.


“A indústria teve desempenho negativo devido aos problemas ainda enfrentados com a Refinaria Abreu e Lima. Esperávamos que quando ela retomasse as atividades voltasse a fluir inteiramente, mas isso não ocorreu. Junto com a refinaria, a indústria automobilística também sofreu queda em Pernambuco e no cenário nacional, com dificuldades de produção de matéria-prima e equipamentos devido à pandemia de Covid-19. Então, esses processos influenciaram o resultado da indústria geral em Pernambuco. Esperamos que no segundo semestre o segmento automobilístico possa atenuar esses problemas e assim melhorar o resultado do Produto Interno Bruto estadual”, analisou Maurílio Lima.



Comparação mensal


Pelos dados divulgados pela Condepe/Fidem, no comparativo do mês de maio com abril deste ano, o setor da agropecuária obteve índice de 3,7%, a indústria ficou com 3% e o setor de serviços registrou queda de 0,4%.


Segundo a análise dos dados, a agropecuária segurou o resultado do PIB pernambucano. “A agropecuária deu uma segurada, seguiu com as culturas da safra e não teve grandes problemas climáticos enfrentados”, acrescentou Maurílio Lima.


Da Folha de Pernambuco - Foto: Divulgação/Petrobras

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com