© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

O Brasil desperdiça 40% do talento de suas crianças

O Banco Mundial divulgou o Índice de Capital Humano e a situação é pior ao comparar regiões, raças e gênero das crianças brasileiras.Uma criança nascida no Brasil em 2019 deve alcançar, na média, apenas 60% do seu capital humano potencial quando atingir 18 anos. Ou seja, 40% do seu potencial é deixado de lado, retardando e muito a diminuiçãodo atraso no desenvolvimento em relação aos países desenvolvidos. 


O PIB brasileiro poderia ser 2,5 vezes maior se as crianças brasileiras desenvolvessem suas habilidades ao máximo. Quanto mais cedo o investimento em educação, maior o retorno, chegando a 7 vezes o valor investido, segundo o ganhador do prêmio Nobel de economia, James Heckman.


O capital humano é o acumulado de conhecimentos e habilidades que o indivíduo adquire ao longo da sua vida. Essas habilidades determinam quais oportunidades de trabalho e renda se mostrarão disponíveis à pessoa e impactam a produtividade e a capacidade de gerar riqueza do país.


O Banco Mundial desenvolveu o ICH – Índice de Capital Humano baseado em 3 indicadores: taxas de mortalidade e déficit de crescimento infantil; anos esperados de escolaridade e resultados de aprendizagem; e taxa de sobrevivência dos adultos. O índice vai de 0 a 1.


O Brasil tem um ICH de 0,60. O país está abaixo de países desenvolvidos como Japão (0,81) e Estados Unidos (0,70) e de pares como Chile (0,65) e México (0,61), mas acima de outros países em desenvolvimento mais pobres como Índia (0,49), África do Sul (0,43) e Angola (0,36).Serão necessários 60 anos para atingir o nível de capital humano dos países desenvolvidos


Mas a disparidade dentro do país é ainda pior. Por regiões, o ICH do Norte e do Nordesteé de 0,56 e 0,57, respectivamente, enquanto para Sul, Centro-Oeste e Sudeste variava de 0,61 a 0,62.A desigualdade também acontece dentro dos estados e entre raças e gênero, mesmo tendo melhorado ao longo do tempo. Para uma criança branca a produtividade esperada é de 63% do seu potencial, comparado a 56% para uma criança negra e 52% para uma indígena. Já entre gênero, as mulheres chegam aos 18 anos com potencial acima dos homens. Elas têm um ICH de 60% contra 53% para os homens.


Do Diario de Pernambuco (Por Ecio Costa)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com