© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

No Agreste de Pernambuco, chuva causa perda de até 80% das plantações de feijão em alguns municípios

Com 70% do cultivo de feijão concentrado no Agreste, Pernambuco deverá enfrentar uma colheita escassa do produto no próximo mês. De acordo com produtores da região, as fortes chuvas que caíram no estado causaram a perda de até 80% da produção em alguns municípios. Além disso, os locais ainda correm o risco de que a colheita restante seja considerada de má qualidade. 



De acordo com Paulo Mota, coordenador da Cooperativa de Feijão, que reúne 700 produtores de nove municípios, o prejuízo ainda está sendo calculado. No município de São João, principal produtor do estado, a prefeitura está realizando um levantamento para detalhar a situação e encontrar medidas para auxiliar os produtores. 


Na cidade, onde são cultivadas espécies como o feijão preto, carioca, bico de ouro, mulatinho, enxofre, rosinha, entre outros tipos, a expectativa era de que a colheita aumentasse 10% neste ano. Agora, a espera é para descobrir a condição dos produtos restantes. “Nós só vamos saber a situação dos 20% que sobraram na hora da colheita, mas as expectativas são baixas. O trabalho já deve iniciar no mês de agosto, não vamos ter tempo para recuperar”, afirmou. 


A agricultora Patrícia Caetano Barreto, de 44 anos, conta que perdeu toda a plantação que possuía na propriedade da família. "Aqui na minha roça foi perda total. Alagou tudo. E o pedaço que ficou foi com feijão amarelado. Muita valeta na roça", lamentou. 


Agora, o Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de São João e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) estão acompanhado a situação das famílias que, além das lavouras destruídas pelo volume de chuvas na região, ainda enfrentam outros problemas como pontes destruídas, ruas alagadas, perdas de móveis e imóveis. 


A diretora de Organização e Formação e do Polo Sindical do Agreste Meridional, Jenusi Marques, acompanhou realizou uma visita aos municípios prejudicados com as chuvas. “É preocupante a situação da agricultura familiar nos municípios atingidos pelas fortes chuvas, em especial o município de São João, que é um dos maiores produtores de feijão do estado. Em visita  às comunidades, presenciamos roçados totalmente encharcados, plantios amarelados e agricultores e agricultoras preocupados com tantos prejuízos", observou a diretora.



Do Diario de Pernambuco - Cortesia/Fetape

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com