© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Suape começa a investir em carga de grãos do Matopiba

O Matopiba, região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é conhecida por sua produção de grãos, que hoje representa 10% de toda a produção de grãos e fibras no país, principalmente de soja, milho e algodão. O consórcio SUA Granéis, que foi arrematado pelo Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Suape, formado pelas empresas Agemar, Loxus e Marlog, afirma que a região já é seu foco e que pretende investir nela.


“O Matopiba está no nosso radar!”, afirma Manoel Ferreira, diretor da SUA Granéis. De acordo com dados levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos do Nordeste deve crescer quase 17% em 2022, e a colheita deve chegar a cerca de 28 milhões de toneladas, recorde na série histórica da instituição. A soja, principal figura da safra de grãos do NE, é mais da metade da colheita, com mais de 14 milhões de toneladas.


“Sete dos nove Estados da região devem puxar o crescimento e, três deles, Maranhão, Piauí e Bahia, os quais integram o Matopiba, devem colher algo próximo de 26 milhões de toneladas, pouco mais de 90% do total”, ressalta o diretor. Outro fator para focar nessa região é a capacidade de armazenamento e a grande quantidade de portos para fazer a descarga de fertilizantes.


Ainda de acordo com a Conab, para aumentar a safra de grãos do Nordeste, aumentaram em 9% a área plantada, além da expansão em produtividade, que converteu cerca de 7% em ganhos. 


Em evento realizado pela SUA Granéis e o Porto de Suape, será discutido o crescimento da produção de granéis vegetais da região do Matopiba e o investimento feito pelo Porto. Hoje (17), às 10h, no Centro Administrativo do Complexo Industrial Portuário de Suape, serão reunidos empresários, executivos e técnicos dos segmentos de portos e logística, além da palestra do diretor executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, também consultor da Associação dos Produtores de Soja e Molho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).


O evento também discutirá alternativas e a viabilidade de investimento com o objetivo de criar condições e parte das cargas que chegam pelas rodoviárias aos portos de Aratu (BA) e Itaqui (MA). 


Além da produção de grãos do Matopiba, a SUA Granéis também foca em cargas como coque de petróleo, açúcar, barrilha e fertilizantes, além de carga geral e neogranéis.


O consórcio, liderado pela empresa pernambucana Agemar, que tem como sócias a Marlog, da Paraíba, e a Loxus, do Paraná, planeja investir cerca de R$ 60 milhões em itens como aquisição de sistemas de recepção rodoviária, moderno equipamento de transportador de correias e na expansão de área de armazenagem.


“Queremos disponibilizar todos os recursos necessários para garantir elevada produtividade e para oferecer soluções que representem, de fato, um diferencial para o setor”, explica o diretor.


Da Folha de Pernambuco - Foto: Divulgação 

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com