© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Mercado de trabalho: do tradicional ao digital

A pandemia acelerou a busca virtual por uma vaga, mas uma parcela grande de trabalhadores ainda prefere o meio presencial


Por quais caminhos os brasileiros buscam pelo emprego? Atualmente, com 11,9 milhões de pessoas desempregadas no Brasil (dados do primeiro trimestre de 2022, segundo IBGE) pode haver dúvidas sobre onde ir buscar as vagas existentes no mercado. Após a pandemia, houve uma aceleração no mundo digital que refletiu em todos os setores, inclusive no mercado de trabalho. Mas a busca por uma vaga pessoalmente não foi totalmente eliminada. Pelos dados, ainda há um número importante que comparece aos ambientes físicos. 


Em Pernambuco, segundo levantamento da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), os postos de atendimento continuam com demandas diárias. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, em 2019, as agências do Estado registraram 536.562 atendimentos. Em 2020, foram 220.093 atendimentos; em 2021, foram 227.928; em 2022, até abril, já foram 82.710 atendimentos. 


“Todos os dias oferecemos vagas nas nossas agências e existe essa demanda. A grande parte dos trabalhadores que não têm acesso às tecnologias recebem esse acolhimento, como também a intermediação da mão de obra, tudo nas nossas agências, que estão se transformando em centrais de oportunidades”, registra o secretário da Seteq, Alberes Lopes.


As Centrais de Oportunidades estão reunindo os serviços da secretaria, que incluem os prestados pelo Expresso Empreendedor, pela Junta Comercial, pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e pela Agência do Trabalho. Atualmente, já são 12 Centrais em pleno funcionamento no Estado.


“Os meios digitais não anulam a necessidade de que alguns profissionais mantenham sua rede de contatos para buscar empregos de forma mais tradicional. Esse é um ambiente que vem se ampliando, mas ainda é restrito a categorias mais familiarizadas com a tecnologia”, afirma o consultor e especialista em Recursos Humanos, Alberto Borges. 


Da Folha de PE / Foto: Evandro Leal/Agência Enquadrar/Folhapress

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com