© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Em Surubim choveu em um dia, quase a quantidade esperada para o mês inteiro

Passagem molhada que dá acesso à comunidade
do Alto Santa Luzia, em Surubim,
divisa com o município de Casinhas.
Foto: Luís Fernando Germano

As fortes chuvas que caíram em Surubim nesta terça-feira (24), representam quase todo o volume de precipitação esperado para o mês de maio. Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, Denny Lapenda, foram registrados 83 mm. Conforme dados da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), a média climatológica para maio é de 93.20 mm. Portanto, choveu apenas nesse dia, 89% da média mensal. Antes do temporal, as chuvas estavam abaixo do esperado. Até então, só havia chovido 36 mm ou 39% em relação à média. Agora, maio já supera a normalidade.


A concentração de tanta chuva em um curto período, serviu para encher barreiros e açudes, mas não “salvou” as lavouras que vinham sofrendo com a estiagem. Com a “chuvarada”, parte dos agricultores que já haviam perdido a plantação de milho, decidiram fazer novo plantio, na esperança que as precipitações continuem nos meses seguintes.


Choveu na maioria das cidades que fazem parte da bacia do Rio Capibaribe, mas o volume de água não foi suficiente para aumentar o acumulado na barragem de Jucazinho, que nesta quarta-feira (25), estava com 30,2 milhões   de m³ (14,74% da capacidade). No dia anterior, o nível do reservatório era 30,25 milhões de m³ (14,77%), segundo o monitoramento da Agência Nacional de Águas (Ana).


Na passagem molhada por trás do Parque de Exposições de Animais, a correnteza prejudicou o tráfego de veículos (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

(Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Conhecidos pontos de alagamento da cidade, como a passagem molhada por trás do Parque de Exposições de Animais e o canal do bairro Bela Vista, transbordaram mas sem provocar danos maiores. No primeiro local, um poste de iluminação pública caiu com a força das águas, prejudicando parcialmente a passagem de veículos pela via.


As chuvas diminuíram nesta quarta-feira (26), apesar do tempo muito nublado, mas segundo a Apac, podem voltar a ocorrer na quinta-feira (27). A previsão do órgão para amanhã, é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada.


Do Correio do Agreste

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com