© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Comércio pernambucano encerrou 2021 com a abertura de 6,3 mil novas lojas do varejo

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), apontou um resultado positivo para o comércio pernambucano em 2021. De acordo com a pesquisa, o setor de varejo estadual encerrou o ano com a abertura de 6,3 mil novas lojas. No Brasil, o saldo positivo foi de 204,4 mil registros em relação ao final de 2020.


O resultado coloca Pernambuco como o 2º estado do Nordeste que mais abriu novas unidades do varejo, perdendo apenas para a Bahia, que registrou novas 11,8 novas lojas no ano passado. No país, o destaque ficou com o estado de São Paulo, com saldo positivo de 55,69 mil. Em seguida, aparecem Minas Gerais, 18,38 mil, Paraná, 15,16 mil e Rio de Janeiro, 14,10 mil, respectivamente. Juntos, esses estados concentraram mais da metade das lojas abertas no ano passado. 


O levantamento da CNC contabilizou trimestralmente a quantidade de CNPJs ativos em todas as atividades de varejo, excluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs). Com o resultado positivo, o ano de 2021 representou a recuperação do comércio varejista brasileiro após um período de perdas. De acordo com a avaliação da CNC, ao contrário de 2020, quando o setor esteve sujeito a diversas medidas restritivas, os maiores obstáculos à retomada mais vigorosa do nível de atividade do comércio em 2021 se concentraram na deterioração das condições econômicas.


A confederação também aponta que a flexibilização das restrições impostas ao varejo em diversos estados e municípios, especialmente após a segunda onda da pandemia, contribuiu para a tendência de aumento na circulação de consumidores, além de estimular movimento de reabertura de estabelecimentos comerciais ao longo de 2021.


O resultado foi confirmado pelo indicador de mobilidade do Google, que apontou um aumento no fluxo de consumidores em estabelecimentos comerciais ao longo do ano passado, enquanto nos últimos meses de 2020, a frequência de consumidores no varejo estava 29,4% abaixo do nível pré-
pandemia. 


No país, o destaque da pesquisa ficou por conta da abertura de hiper, super e minimercados (54,09 mil), lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (38,72 mil) e lojas de vestuário, calçados e acessórios (28,34 mil). Juntos, os segmentos representaram mais da metade das aberturas líquidas de lojas em 2021.


Quanto ao porte das empresas, mais de 92% do total aberto foram micro (158,23 mil) ou pequenos estabelecimentos comerciais (29,99 mil). No comércio varejista, os micro e pequenos estabelecimentos comerciais representam 91,5% do total de lojas ativas no varejo brasileiro.


Do Diario de PE / Foto: Tarciso Augusto/DP/Arquivo

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com