© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

PIB pernambucano registra alta de 0,7% durante o terceiro trimestre de 2021

Com um agregado de R$ 67,7 bilhões, Pernambuco acumulou uma alta de 0,7% no PIB durante o terceiro trimestre deste ano. O resultado, detalhado nesta segunda-feira (6) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, coloca o estado na contramão do Brasil, que registrou uma queda de 0,1% no mesmo período e entrou em recessão técnica. 


No estado, o setor de serviços, responsável pelo maior impacto no resultado final do PIB, avançou 4,2%, com destaque para o segmento de transporte, armazenagem e correio, que cresceu 26,7% no último trimestre. No acumulado do ano, o resultado também é positivo para os serviços, 4,3%. Nesse período, o comércio no estado cresceu em 6,9% em comparação com o mesmo intervalo de tempo de 2020.


Já a agropecuária registrou um aumento de 2,4% no terceiro trimestre. Entre os meses de julho e setembro deste ano, todos os segmentos do setor tiveram desempenho positivo: lavouras temporárias e pecuária, 5,9% e lavouras permanentes, 1,9%. No acumulado de 2021, o resultado é ainda mais expressivo, com crescimento de 4,3% para a agropecuária.


No último trimestre, apenas a indústria pernambucana não conseguiu avançar e acumulou uma retração de 3,7%. De acordo com o  diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, o resultado foi puxado pela indústria de transformação, que caiu 12,1% no mesmo período, puxada pela queda na indústria de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, -72,1%.


“Ela estava dando forte contribuição ao resultado da indústria da transformação, principalmente o setor de refino de petróleo da nossa refinaria. Mas, neste trimestre, ela deu uma contribuição no sentido negativo. A produção da refinaria caiu muito, em agosto ela teve uma produção equivalente ao início de sua operação”, afirmou. 


Já no acumulado do ano, o produto interno bruto do estado avançou 5,1%. De acordo com Maurílio, a expectativa é que a tendência seja mantida e o estado feche o ano com crescimento. “Nós estamos vindo com resultados positivos e o PIB cresceu 5,1% até o terceiro trimestre. Para que o resultado final seja negativo, só se acontecer uma coisa muito absurda no quarto trimestre”, concluiu. 


Do Diario de PE / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com