© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

PIB de Pernambuco acumula alta de 4,4% em 2021

Apresentando sinais de recuperação após acumular uma queda de 2,9% em 2020, o PIB de Pernambuco registrou alta de 4,4% entre os meses de janeiro e outubro deste ano. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (17) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta do produto interno bruto do estado é de 3,8%.


Porém, em outubro deste ano, o índice foi negativo, com queda de 0,5% puxada pelo mau desempenho do setor de serviços, que possui maior peso no estado e caiu 0,3% no mesmo período. A indústria também registrou retração, -1,2%, enquanto a agropecuária cresceu 2,4%.



No acumulado dos últimos 12 meses, todos os setores apresentam desempenho positivo, com destaque para a indústria que cresceu 6,9%, seguida do setor agropecuário, 4,9%, e serviços, 2,9%. Neste ano, o setor secundário também foi o que mais cresceu, 6,0%. Em seguida, aparecem os serviços e a agropecuária, com aumento de 4% e 3%, respectivamente.


 

De acordo com a Condepe/Fidem, a previsão é que Pernambuco encerre 2021 com alta de 4,7% no PIB, acima do Brasil, que deverá crescer 4,4% no mesmo período. De acordo com a consultora do Condepe/Fidem, Cláudia Pereira, o resultado tem relação com a baixa na base de comparação. "Não podemos esquecer que o ano passado foi bastante deprimido em função da pandemia. Mesmo assim, tivemos um desempenho melhor do que o do país por conta da refinaria que estava produzindo e impactando positivamente no estado", afirmou.  


Para 2022, a previsão é que o PIB do estado cresça 2,5%. Segundo Maurílio Lima, diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, o estudo leva em conta o momento atual vivenciado no estado. "É nesse cenário da retomada das atividades e dos segmentos que colocamos essa previsão. Mas, em janeiro podemos fazer nova revisão dessas previsões se tivermos medidas que afetem alguns setores, principalmente o terciário, que influencia os setores como um todo", comentou. 


Do Diario de PE / Foto: CNI/José Paulo Lacerda

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com