© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Apresentações musicais marcam aniversário de 13 anos da Associação Cultural Capiba

É impensável comemorar o aniversário de uma associação criada para preservar a obra de um compositor sem música. E com apresentações musicais de alto nível, foram celebrados os 13 anos da Associação Cultural Capiba, na última quinta-feira (16). O evento, realizado no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, contou com as apresentações da Orquestra Capiba e da Banda Musical José Benedito do Nascimento, de Passira.


A comemoração teve a presença da codeputada Joelma Carla, representando a mandata Juntas; do presidente da Associação Cultural Capiba, Fernando Guerra; da prefeita de Surubim Ana Célia e do ex-prefeito Antônio Barros.


Desde sua fundação até o final de julho de 2019, a entidade foi dirigida pela viúva do compositor Dona Zezita Barbosa, a quem se deve a criação de uma Escola de Música e de uma Banda que tem se apresentado com brilhantismo nas festas populares do município e enriquecido o cenário musical surubinense. De sua gestão pode-se ressaltar a conquista do terreno para a construção do Memorial/Museu Capiba onde funcionarão a nova sede da Associação, da Escola de Música e da Banda Capiba.


Em 26 de julho de 2019, uma nova direção assumiu os destinos da entidade. Por força estatutária, Dona Zezita passou a exercer a função de vice-presidente. A atual diretoria da instituição, além de vir dando completa assistência à Escola de Música e sua Banda tem envidado esforços para a implantação do Memorial/Museu, articulando-se para captação de recursos com esse objetivo.


Em 2020, o Funcultura (Fundo de Cultura do Estado de Pernambuco) decidiu financiar a elaboração do inventário do acervo do compositor, assim como a restauração de suas partituras para em seguida digitalizá-las e disponibilizá-las em forma de site para a internet. Uma equipe sob a responsabilidade da produtora Página 21 onde participam especialistas em restauração como Luanda Andrade e o musicólogo, professor do Conservatório Pernambucano de Música, Lucas Guerra e pesquisador da obra de Capiba, aguardam o momento para iniciar os trabalhos, suspensos em decorrência da pandemia.


Do Correio do Agreste / (Foto: Alexandre Fime)

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com