© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Alepe aprova abertura do mercado de gás em Pernambuco

As indústrias do Estado de Pernambuco vão passar a ter acesso facilitado ao mercado livre de gás natural canalizado a partir do próximo ano. É que Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio do seu presidente Eriberto Medeiros e em articulação com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), aprovou o Projeto de Lei 2775/2021, que prevê que uma empresa que consome a partir de 50 mil metros cúbicos de gás por dia (m³/dia) possa buscar livremente esse insumo com outros fornecedores. O presidente da Alepe abraçou o pleito da Fiepe e articulou com o governo do Estado a aprovação do projeto que vai contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco.


Antes, essa permissão estava limitada às empresas que consomem a partir de 500 mil m³/dia. O projeto, do Governo do Estado, foi aprovado na quarta-feira (15) e agora aguarda sanção do governador de Pernambuco, Paulo Câmara.



Na análise do presidente do Sistema Fiepe, Ricardo Essinger, a aprovação da Lei vai trazer, no longo prazo, mais competitividade ao mercado, já que mais indústrias terão acesso a um gás cujo valor é mais atrativo. “Debatemos esse tema desde 2017, quando o setor produtivo passou a discutir mais sobre a necessidade de levar este insumo ao máximo de indústria possível”, disse Essinger.


Na prática, será assim: a partir de 2022, todas as indústrias que consumirem mais de 50 mil metros cúbicos por dia poderão comprar de qualquer empresa fornecedora e não somente da concessionária de gás do Estado. A ideia é que essa decisão gere mais oferta, concorrência e, naturalmente, redução no custo final do gás.


O projeto permite ainda que o acesso seja feito de modo escalonado com o passar dos anos. Em 2024, todas as empresas com consumo superior a 30 mil m³/dia serão contempladas e, em 2025, essa decisão será ampliada para qualquer empresa que tenha consumo acima de 10 mil m³/dia.


O projeto foi construído dentro de algumas reuniões dos órgãos envolvidos. A Fiepe criou um Grupo de Trabalho (GT) do Gás para traçar estratégias juntamente com as maiores consumidoras do Estado e estreitar o diálogo com a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), por meio do seu presidente, Eriberto Medeiros, e com o executivo estadual, através da própria Copergás.


Da Folha de PE

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com