© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

sábado, 7 de agosto de 2021

Veja como dirigir de forma mais econômica para gastar menos gasolina

Manter um carro está cada vez mais complicado por diversos fatores, como manutenção cara, seguro indispensável e impostos, muitos impostos. Não bastasse tudo isso, o combustível, que é fundamental para fazer o motor funcionar, não para de subir nas bombas dos postos. Diante desse quadro nada animador, a forma de dirigir o seu carro precisa ser revista. Existe sim como conduzir o veículo de um jeito mais econômico. E é sobre isso que falaremos agora.


De acordo com Marcelo Farias, Técnico em Automotiva do SENAI Pernambuco, é possível ter sim uma economia mudando a forma como se dirige o automóvel. “As próprias montadoras direcionam essa informação no manual do proprietário”, ressalta.


Marcelo lembra que a escolha do câmbio manual ou automático também influencia no consumo, mas que também é possível economizar em qualquer modelo de transmissão.  “No carro automático você tem que conhecer e sentir a passagem da marcha para tentar dosar a aceleração de acordo com a velocidade. Isso é um processo de adaptação: você precisa conhecer o carro e, no caso do automático, é sentir o veículo nessa aceleração contínua”, afirma.


Em relação ao carro mecânico, o ideal é sempre respeitar o momento da troca de marchas, sua sequência e a velocidade do automóvel ao realizar esse procedimento, segundo o técnico. Prolongar as marchas, as famosas “esticadas”, representa um significativo aumento no consumo de combustível.

O uso do ar-condicionado também grande influencia no consumo de combustível. Na cidade, o uso do item de conforto não deve ser desencorajado, mas se você abrir mão do “geladinho” em situações possíveis, como durante a noite ou num dia de clima ameno, o gasto menor com o combustível será sentido no bolso. Já na estrada, em velocidades acima de 90 km/l, estudos indicam que o carro com os vidros abertos consumirá mais gasolina do que se estiver com as janelas fechadas e o ar-condicionado ligado.


Manutenção


Marcelo Farias também lembra que a manutenção preventiva do carro é um importante ponto de economia no consumo. Três componentes são importantes nessa fórmula, segundo o técnico: o filtro de combustível, velas de ignição e filtro de ar. “Se eu tiver falando de um carro com GNV (Gás Natural Veicular), você precisa reduzir pela metade o tempo de manutenção, mas em veículo que não tem GNV, é preciso respeitar o tempo determinado pelas montadoras para as trocas periódicas dessas peças que influenciam no consumo, principalmente as velas de ignição, que se estiverem danificadas podem aumentar de 10% a 15% o consumo do motor”.


E por fim temos aquelas pequenas coisas que impactam no consumo mas que muitas vezes são esquecidas, como calibrar os pneus a cada 15 dias e fazer o alinhamento e balanceamento das rodas a cada 10 mil km rodados. Dicas para economizar combustível:


1ª Evite aceleração desnecessária e mantenha velocidade

 

2º Respeite as trocas de marcha, tanto em câmbio manual e automático

 

3º Realize manutenção preventiva de filtro de Combustível, velas de ignição e filtro de ar

 

4º Mantenha pneus calibrados e evite carregar peso de forma desnecessária

 

5º Respeite os limites do carro


Da Folha de PE / José Cruz/Agência Brasil

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com