© 2014 - Todos os Direitos Reservados ao Blog Negócios e Informes. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Agricultura familiar: Mulheres produzem alimentos no Agreste

21 agricultoras de Caruaru estão contando com mais oportunidades e incentivos para atuarem na agricultura familiar. Isso porque elas estão participando do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem o objetivo de impulsionar a produtividade agrícola e econômica no meio rural e o acesso à alimentação adequada. O PAA ainda procura beneficiar as produtoras no escoamento da produção e incentivar mais mulheres a produzirem alimentos saudáveis, ajudando na renda familiar.


O programa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Caruaru. Nele, as mulheres agricultoras vendem a sua produção por um preço mais acessível, eliminando a figura do atravessador. O PAA segue normas de acordo com a tabela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), possibilitando a inclusão social das mulheres.


Ao repassar os alimentos pa­ra a Prefeitura, os produtos são enviados às organizações que atuam com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e às Casas de Acolhimento Institucional de Caruaru, como Comviva, Lar da Criança Pobre e o Centro de Educação Popular Assunção.


Renda melhor

Uma das agricultoras beneficiadas com o projeto, é Maria Aparecida. Ela, que cultiva hortaliças, afirma que com a chegada do projeto está conseguindo ter uma renda melhor. “Aqui na minha comunidade plantamos nossas verduras e tubérculos. E colocamos na associação para vender. O que plantamos agora vai para a prefeitura, para merenda escolar. Depois do projeto, estamos conseguindo pagar nossas contas, nos manter. É uma ajuda para nós e chegou em boa hora”, disse.


Maria Aparecida conta ainda que planta alface, coentro, cebolinho, salsinha, rabanete, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, hortelã, cenoura, beterraba, entre outros, e que com o programa consegue agora participar de uma feira. “Vendemos na feirinha de agricultura familiar. Um carro da prefeitura vem nos buscar. Esse projeto insere nós mulheres no trabalho e conseguimos tirar o nosso sustento, ter nossa freguesia”, contou.


Segurança alimentar

O secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Bruno França, aponta que o programa tem o intuito de beneficiar tanto as famílias que produzem, quanto as que estão passando por situações precárias.


“É um programa junto com a Conab. Temos uma estrutura direcionada para dar esse apoio aos agricultores da região, e temos um foco maior nas mulheres. A gente dá um suporte com aração de terra, ajeitando as estradas, a logística, o município é que faz a entrega, que na ponta beneficia muitas famílias, trazendo segurança alimentar, com alimentos de qualidade. Beneficia as famílias de todos os lados, fortalecendo a família rural, como famílias que precisam de um alimento”, declarou França.


As agricultoras que estiverem interessadas em participar do PAA devem comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, portando CPF, RG, comprovante de residência e a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). A secretaria fica na localizada na Rua José Rafael Cavalcanti, Bloco C, no Bairro Pinheirópolis. O horário de atendimento vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.


Da Folha de PE / Foto: Edmilson Tanaka

Acompanhe-nos no Facebook


Publicidade


!

!
!
!

!

!

!

!
!
!
!
!

!
! !
!

Você é o Visitante:

Acessos em Tempo Real

Previsão do Tempo em Surubim

Blogs e Sites Parceiros

Arquivo do blog

Curta Nossa FanPage - Muito Obrigado!

Internautas On Line

(81) 9925.8297 // negocioseinformes@gmail.com